Em um lugar onde tudo é lindo e impressionante, dizer que um passeio está entre os melhores não é pouca coisa. Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas guardam algumas das paisagens que você verá no Deserto do Atacama e, quiçá, na sua vida.

É um passeio de dia inteiro. Fizemos ele com a Jae’s Adventure e contamos aqui a experiência.
O passeio sai de manhãzinha. O guia Hugo nos diz para, se quiser, pegarmos algum snack na vendinha, porque o café da manhã será lá pras 11 horas. Saímos então rumo à Laguna Chaxa.No caminho ele vai parando e explicando sobre a vegetação, sobre os vulcões, sobre as vilas e sobre o funcionamento do bioma que estamos vendo. É simplesmente sensacional. Se fizer o passeio com essa agência e tiver a oportunidade de fazer com o Hugo, além de bem humorado, o cara conhece demais, é diferencial.
Vou colocar aqui alguns dos principais pontos de parada do passeio:
1.Laguna Chaxa
O passeio passa por diversas lagunas, sendo esta a primeira delas. O visual é bárbaro: o céu refletido na água é uma coisa de outro mundo.

É aqui que você vai conseguir ver os belos flamingos!

Há uma delimitação, de forma que você não vai conseguir se aproximar muito deles, tudo pra preservação dos bichinhos. É muito legal poder vê-los em seu ambiente natural.
2.Café da manhã no povoado Toconao

Em seguida, vamos ao simples povoado de Toconao para tomar nosso café da manhã. Muitos fazem o desjejum lá na Laguna Chaxa, mas o guia prefere nos levar a esse restaurante onde o café é simples e gostoso, contando inclusive com ovos mexidos. Chegamos lá por volta das 11 horas e nos alimentamos bem, porque o passeio vai exigir e o almoço será lá pras quatro da tarde.
3.Lagunas Miscanti e Miñiques

O carro pega estradas ascendentes e vamos ganhando altitude de forma consistente. No caminho conseguimos ver várias vicunhas, animaizinhos simpáticos da turma das lhamas, alimentando-se de vegetação rasteira. Depois de rodar razoavelmente, sempre subindo, chegamos ao que parece o topo de uma grande montanha, para dar de cara com as lagunas Miscanti e Miñiques, que ficam em primeiro plano com cordilheiras e vulcões ao fundo.
Venta bastante nessa parte do passeio e o frio é intenso, pois estamos no ponto mais alto do passeio, literalmente. O caminho é bem delimitado por pedrinhas e podemos avistar as lagunas Miscanti, maior e azulada, e a Miñiques, menor e mais esverdeada.

As paisagens são absurdamente cenográficas. E o passeio ainda está longe de acabar.
4.Mirante Piedras Rojas
Até algum tempo atrás podia-se ir às Piedras Rojas. A história que eu tinha ouvido é que o parque estava fechado depois de um brasileiro praticar kitesurf no local, para um programa de TV. O guia nos disse, entretanto, que isso não é verdade. O que aconteceu foi um acúmulo de lixo no local que gerou o fechamento para poder despoluir a lagoa. Ele salientou a importância de não abandonar lixo pelo caminho e as consequências que isso pode gerar.

Assim, por enquanto, há acesso apenas ao mirante, que ainda assim vale muito a pena.
5.Laguna Tuyalto
É a última laguna do passeio, mas nem por isso despida de beleza. Ventava muito aqui também, mas a paisagem vale a pena, com a lagoa quase que à beira da estrada que parece infinita.

6.Almoço
O almoço tardio ocorre no mesmo restaurante simples do café da manhã e é uma delícia de refeição. Tudo bem feito, com gosto de comida caseira, incluindo uma entrada, prato principal e suco. Há duas opções em cada curso da refeição, de forma que eu escolhi uma bem-vinda sopa de entrada e um delicioso Ají de Gallina de prato principal.

7.Estrada CH 25 e Trópico de Capricórnio
Chegamos, então, a um dos pontos mais fotogênicos e icônicos do Deserto do Atacama. A estrada CH-25 e o Trópico de Capricórnio!

É aqui na CH-25 que o pessoal faz aquela clássica foto sentado no meio da estrada. Realmente é bem tranquilo pra isso, pois o fluxo de carros é muito pequeno e o cenário é simplesmente sensacional. Uma das melhores fotos pra se ter no seu álbum da vida.

O pôr do sol é um pouco a frente dali, no Trópico de Capricórnio. Um encerramento lindo para um passeio deslumbrante.
O guia foi um diferencial enorme que tornou o passeio ainda mais sensacional do que ele já seria naturalmente. Minha namorada sentiu os efeitos da altitude no meio do passeio e o Hugo parou no meio da estrada e colheu uma planta típica dali que suavizou os efeitos da dor de cabeça quase que instantaneamente. Ainda, ele fez fotos sensacionais do grupo.

Antes de terminar, um ponto importante: banheiros. Esse é um passeio mais longo, e os pontos em que há banheiro são os seguintes:
- Laguna Chaxa
- Café da manhã no povoado Toconao
- Lagunas Miscanti e Miñiques
- Almoço no povoado Toconao
Fora disso, as necessidades têm que ser feitas no matinho mesmo. 😛 Mas os banheiros ficam razoavelmente bem divididos ao longo do passeio.
Outra coisa a que vale atentar: água. Sempre leve bastante água (os guias vão dizer algo em torno de 1,5 litro por pessoa) e vá se hidratando ao longo do dia. Uns goles de vez em quando, de modo frequente, vão te salvar de passar mal com a altitude. Ou seja, tome sempre água, nem que seja de pouquinho. Você se hidrata, não passa mal e evita de querer ir toda hora no banheiro.
Por último, este é um passeio que eu recomendo a partir do terceiro dia no deserto, depois de ter feito outros passeios pra se ambientar à altitude. É uma boa opção ir primeiro ao Vale de La Luna (leia aqui) e às Lagunas Escondidas Baltinache (leia aqui) para depois encarar as Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas, até porque as paisagens só vão ficando mais e mais lindas.
Todos os caminhos levam a:
PIEDRAS ROJAS E LAGUNAS ALTIPLÂNICAS
Altitude: 4.200 metros
Duração: 10 horas aproximadamente (passeio de dia inteiro)
Recomendado para: a partir do terceiro dia em San Pedro de Atacama
O que levar: protetor solar, hidratante corporal e facial, protetor labial, água (1 a 1,5 litro) e roupas de frio caprichadas, já que o frio é intenso e venta bastante. Não esquecer de tomar água com frequência.
Quanto: 35.000 pesos do passeio (inclui café da manhã e almoço) + 5.500 pesos de entrada (entrada é paga na hora e em dinheiro). Este é o preço que pagamos, sendo que há variação entre agências (para mais e para menos). No nosso caso, fizemos com a Jae’s Adventure. Preços em 2019.