Roteiro de 1 dia em Santo Antônio do Pinhal

Neste roteiro de 1 dia em Santo Antônio do Pinhal eu mostro como aproveitar essa bela e calma cidade da Serra da Mantiqueira, incluindo hospedagem, atrações e dicas gastronômicas. Bora lá?

Roteiro de 1 dia em Santo Antônio do Pinhal

O primeiro ponto é: vamos alinhar expectativas.

Santo Antônio do Pinhal é totalmente diferente da sua prima das redondezas, Campos do Jordão. Campos é mais badalada, enquanto Santo Antônio é mais tranquila: uma opção pra fazer atividades tranquilas, bater perna nas lojinhas, ter contato com verde e comer em bons restaurantes.

Começo destacando que esse roteiro pode se estender por um fim de semana tranquilamente. Ao final, darei mais detalhes. Por ora, vamos começar com os detalhes práticos.

Como chegar

Santo Antônio do Pinhal fica a pouco mais de 170 km de São Paulo, pouco mais de duas horas de carro. As estradas são boas e pedagiadas e a subida da serra, tranquila.

Um bom ponto de parada no caminho é o bonito Graal Market. Vale fazer um lanchinho por lá, tudo muito bem preparado, apesar dos preços um pouco elevados.

Onde se hospedar

Pousada do Grilo
Pousada do Grilo

Para hospedagem, escolhemos a Pousada do Grilo, super funcional e bem localizada. Ela está bem no centrinho de Santo Antônio, de modo que você consegue fazer as coisas por ali a pé. Ela conta com estacionamento gratuito, café da manhã, piscina e quartos com lareira. As diárias ficam por volta de 350 para casal nos quartos mais básicos. A limpeza estava em ordem e o atendimento foi muito bom. Além disso, ela fica integrada a um restaurante, o Banaías, que tem uma comida gostosinha também.

Roteiro: o que fazer + onde comer

Jantar: Restaurante Nonna Pia

Por que o nosso roteiro começa pelo jantar? Bem, chegamos de noite à cidade, então o jantar foi o primeiro ponto da nossa viagem.

Escolhemos o restaurante Nonna Pia Trattoria, uma cantina que serve massas e pizzas. São mais de 500 avaliações e uma nota 4,8 estralas no Trip Advisor que, devo dizer, fazem jus à comida. A pizza Diavola (R$ 43) estava fantástica.

Boulevard Araucária

Boulevard Araucária
Boulevard Araucária

O centro charmoso de Santo Antônio do Pinhal se desenrola pelo Boulevard Aracuária, a principal avenida da cidade. Antes de ir bater perna na avenida, suba os degraus da Igrejinha, de onde você terá uma bela vista para fazer fotos.

O passeio pelo Boulevard está cheio de lojinhas para bater perna e, claro, comprar itens, dentre os quais comes e bebes. Recomendo levar um pó para fazer chocolate quente em casa. Pelos empórios dali, além de doces e cervejas da região, vale destacar o premiadíssimo Azeite Sabiá, produzido na Serra da Mantiqueira, o qual você pode levar para casa.

Almoço: Restaurante Arco Íris

Restaurante Arco -Iris: fabuloso
Restaurante Arco -Iris: fabuloso

O Restaurante Arco Íris é uma atração e uma parada gastronômica a um só tempo.

Isso porque ele fica em uma área linda, rodeada de verde, com um lindo lago. Só a ida lá já seria um passeio por si só.

Restaurante Arco Íris
Restaurante Arco Íris

Entretanto, os pratos com truta são absolutamente fantásticos. Recomendo a Truta Arco Íris (filé de truta com molho de laranja , arroz com nozes trituradas e brócolis com alho poró ao azeite). É um prato fenomenal de tão bom. O pesto é delicioso, o filé de truta é muito saboroso, tudo perfeito.

Delicioso!
Delicioso!

Ao que parece, em dias de semana é possível o cliente pescar o próprio peixe por ali, que eles preparam na hora pra você.

Se já teve essa experiência, comenta aqui embaixo!

Cachoeira do Lageado

Vale dar um pulinho na Cachoeira do Lageado, de acesso muito fácil, dentro de um parque com entrada paga. Se for de carro, o acesso é fácil, embora seja um pouquinho complicado estacionar: as pessoas costumavam deixar ali na beira da rodovia mesmo.

Na primeira vez que fui a Santo Antônio do Pinhal, fiquei em um Airbnb ali pertinho, o que facilitou o acesso à cachoeira. 😛

Café da tarde: Café com Orquídea

Banoffee
Banoffee

Para a tarde, vale dar um pulo no Café com Orquídea.

Lavandas do Café com Orquídea
Lavandas do Café com Orquídea

O lugar é uma graça e, além de servir cafés e docinhos, vende plantas e, claro, orquídeas!

Vale passear pelo lugar e pedir um banoffee acompanhado de um café.

Passeio pela Rua dos Guarda Chuvas

Rua dos guarda-chuvas
Rua dos guarda-chuvas

Pela tarde vale dar um pulinho na Rua com os Guarda Chuvas, na qual você poderá fazer fotos e visitar a feirinha que fica no galpão logo ao lado.

No espaço externo ao galpão costuma haver apresentações. No fim de semana em que estivemos lá, tinha música ao vivo rolando por ali.

Aproveite para voltar ao Boulevard Araucária e tomar um chocolate quente para rebater o friozinho!

Estação Eugênio Lefévre

Não cheguei a ir, mas você pode incluir no seu roteiro a Estação de Trem Eugênio Lefévre, cujo acesso é gratuito. Outra opção de passeio é o Jardim dos Pinhais, cuja entrada é paga.

Tem mais um dia?

Amantikir
Amantikir

Se você tiver mais um dia, dá pra dividir essas atrações e fazê-las com mais calma. Tudo aquilo ali em cima parece pouco, mas preenche um dia com facilidade e pode até faltar espaço pra dar conta de tudo, dependendo do ritmo.

Com mais um dia você pode fazer tudo mais lentamente e, se quiser, dá até pra dar um pulinho em Campos do Jordão, há alguns quilômetros dali. Se quiser mais verde na sua viagem, recomendo dar um pulo no Amantikir Garden, em Campos do Jordão.

E aí, o que achou do roteiro? Conhece Santo Antônio do Pinhal? Deixa aqui nos comentários!

Sou servidor público, paulistano e fã de Beatles. Viajar me dá motivos para escrever e escrever me dá desculpas para viajar. Tenho um calendário em casa e um na mesa do trabalho, no qual planejo feriados, férias e viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *