Em Caetés (MG), distante 48 Km de Belo Horizonte, está localizado o Santuário Basílica de Nossa Senhora da Piedade, que é padroeira de Minas Gerais, no alto da Serra da Piedade, numa altitude de 1746 metros acima do nível do mar. Neste post falo um pouco sobre este lugar e o porquê de valer a pena conhecê-lo.
A Serra da Piedade é um lugar muito visitado por romeiros e guarda muitas histórias e lendas dos tempos do Brasil colônia. E já está reaberto para visitação e missas após o fechamento em virtude do Coronavírus.
O Santuário da Serra da Piedade abriga a imagem da padroeira de Minas Gerais, esculpida por Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como aleijadinho. O Santuário da Serra da Piedade foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico em 1956. Já em 2017, a Igreja de Nossa Senhora da Piedade recebeu do Papa Francisco o título de Basílica da Piedade, o que a torna a menor basílica do mundo.
Subindo até o alto da Serra
Para subirmos até o alto da Serra (5 Km), parte do percurso fizemos de carro até um estacionamento intermediário. Depois disso, pegamos uma Van para fazer o resto do trajeto, ao custo de 2 reais a subida. O Santuário possui ótima estrutura para receber o visitante, como cafeteria/lanchonete, lojinha de artigos religiosos, restaurante, pousada para peregrinos (atualmente com serviços suspensos devido ao coronavírus), etc.
Em dias claros, lá de cima temos uma paisagem incrível, com as montanhas de Minas formando um grande tapete verde e ondulado. Do alto da Serra é possível avistar nove cidades: Belo Horizonte, Caeté, Contagem, Lagoa Santa, Nova União, Raposos, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano.
O Santuário da Serra da Piedade é um lugar de paz, reflexão e devoção. Clique AQUI para saber mais sobre a programação de celebrações e missas.