Quando pensamos em gelatos (a versão italiana do sorvete – para saber mais clique AQUI) pensamos em Itália. E um dos melhores gelatos que já tomei na vida fica na Toscana, numa cidadezinha chamada San Gimignano, que mantém, ainda, muitas das características medievais de outrora. Trata-se da Gelateria Dondoli, que fica localizada na praça central (piazza della cisterna) deste pequeno povoado.
A Gelateria Dondoli está localizada num espaço minúsculo (com uma porta menor ainda) diante da praça principal da cidade. Porém, isto não foi impedimento para que os sorvetes (corrija-me: gelatos!) ali produzidos ganhassem fama no mundo inteiro. Este reconhecimento rendeu-lhe o título de melhor gelato do mundo na “Coppa del mundo della gelateria” nos anos de 2006, 2007, 2008 e 2009. Sergio Dondoli, o fundador e mestre na produção destes gelatos incríveis, também já ganhou vários outros prêmios pela sua mestria em produzir gelatos tão sublimes. A receita do sucesso? ingredientes de qualidade e frescos. Simples assim.
Após pegar uma fila comum diante da gelateria, pude experimentar o gelato da Dondoli e realmente ele é muito bom. É aquele sorvete que não parece estupidamente gelado, possui frescor e leveza e não derrete num piscar de olhos. É realmente bom! Se tiver a oportunidade de visitar a Toscana, não deixe de visitar San Gimignano, olhar para suas altas torres medievais e saborear um gelato tão famoso quanto gostoso.