Não é segredo que aqui no blog gostamos bastante de vinho. Já temos aqui posts sobre passeios em vinícolas chilenas, como a Concha Y Toro e a Cousiño Macul; uruguaias, como a Juanicó e a Bouza; e argentinas, como a Chandón; falamos também de São Roque, famosa pela produção de vinhos no Estado de São Paulo. A este conjunto de posts, permito-me juntar mais um: este, que falará sobre o fantástico tour na Viña Aquitania.
Tomamos conhecimento da Viña Aquitania procurando novas vinícolas para conhecer em Santiago e região. Vimos bons comentários sobre a Aquitania, de formas que fizemos uma reserva de última hora. Nas pesquisas, o fato que primeiro chamou atenção foi a bela vista para a Cordilheira dos Andes.
Ao chegar ao local, ele era ainda mais bonito do que nas fotos. Ao pé da Cordilheira, com uma vista magnífica e com belas construções em meio às parreiras, tudo absolutamente digno de cenário de filme.
Tivemos alguns problemas no dia e chegamos atrasados para o passeio. Entretanto, isso não foi um problema: a Bárbara nos acomodou no tour e depois, ao final, repassou a explicação para a parte que havíamos perdido. Ela fala várias línguas e demonstra gostar muito do que faz, explicando tudo de modo didático. O passeio é indicado tanto para você que já gosta da bebida, quanto para você que não é muito fã, mas tem curiosidade de aprender mais sobre.
Ela nos mostra o processo de produção, nos explica como é o feito o cultivo das uvas e, claro, nos ensina a degustar o vinho na prática, utilizando-se de alguns vinhos da casa, explicando como sentir os aromas e os gostos. Havia dois norte americanos fazendo o tour conosco. Neste ocasião, ela explicou que as sensações variam de acordo com o conhecimento olfativo, o qual varia de acordo com a cultura: enquanto eles sentiam um determinado cheiro, nós, brasileiros, sentíamos o cheiro de maracujá nos aromas liberados após agitar o vinho. Muito interessante!
Os vinhos são maravilhosos e ela ensina todos os passos para degustar eles como se deve. Sem frescura, mas de forma intimista e despojada. Ao final, você pode visitar a lojinha e comprar os vinhos ali produzidos, caso você tenha gostado muito de algum (ou de alguns). Aqui vale destacar mais uma vez o trabalho da Bárbara, que faz toda a diferença. Foi o melhor tour de vinhos do qual eu já participei, em muito por causa do modo como ela conduz o passeio.
Levamos vinhos para casa e fotografamos cada canto daquele belo lugar. O passeio valeu memórias e fotos incríveis, e uma leve embriaguez ao final, como era de se esperar.
Todos os caminhos levam a:
VIÑA AQUITANIA
Onde: Av. Consistorial 5090, Peñalolén
Quando: visitas guiadas de segunda a sexta (temporariamente fechada, por conta da pandemia)
Quanto: tour reserva por 14 mil pesos chilenos; tour premium, retratado neste post, por 23 mil pesos chilenos.
Reservas: https://aquitania.cl/enoturismo/
Site oficial: https://aquitania.cl/