Ao longo do esguio território do Chile existe uma grande diversidade de vinícolas produzindo vinhos de ótima qualidade. As propriedades do solo, conjugadas com o clima de verões quentes e secos e invernos fortes produzem um terroir apropriado para o cultivo das uvas.
Para quem vai a Santiago, um dos atrativos turísticos é poder visitar vinícolas localizadas próxima da capital. Você anda pelo centro histórico, olha para as cordilheiras e harmoniza isso num ambiente bucólico, degustando uma bebida tão antiga quanto a civilização. Salud!
Foi o que fizemos ao escolher a vinícola (viña) Cousiño Macul, localizada na Região Metropolitana da Capital de Santiago. Chegar até ela foi bastante fácil, combinando metrô até a estação Quilín (Linha azul – L4) e daí pegando um táxi no Paseo Quilín (um shopping que fica ao lado da estação) até a vinícola.
Confesso que escolhi a visita à Cousiño Macul como um dos pontos fortes de minha viagem para Santiago, reservando com antecedência o wine tour com degustação (reservas AQUI). É que eu não disse antes, mas gosto de vinhos, e embora um leigo no assunto, acho que poder combinar vinhos com viagens é realmente uma forma de enriquecer uma trip e, de cara, abastecer a adega com vinhos bons e pagando menos por isso. Algo que nos trópicos sulamericanos eu resumiria como ¡Estupendo!
Chegamos na Cousiño Macul por volta das 11h30. Era uma manhã fria, mas o céu estava aberto, diferente dos dias anteriores. Escolhemos o tour premium das 12h15, que saiu por 24.000 pesos (algo próximo de 124 reais por pessoa).
Enquanto aguardávamos a guia chamar o grupo para início da visita, aproveitamos estes minutos para tirar fotos e ver a lojinha de acessórios. O único item que me chamou a atenção e acabei comprando foi um cortador de lacre bem prático! Achei o preço dos vinhos bemmm mais convidativo do que em outras vinícolas que já visitei. Assim, depois da degustação e já movido por taninos, rs, trouxe um Finis Terrae (2012) e um Antiguas reservas.
A visita se inicia na varanda do casarão, primeiramente falando um pouco sobre a história da vinícola, já que esta é dita como a mais antiga do Chile ainda em mãos da família fundadora. Dali caminhamos até as parreiras próximas, e depois para as cavas onde enormes tonéis antigos estão dispostos.
Do tour, a visita às antigas instalações foi parte que mais gostei e acho que eles realmente tem uma herança histórica de peso. Está tudo muito bem conservado, e as minúcias de como a história de seu fundador – Luis Cousiño – se envolve com a história do Chile produz um enredo interessante. Foi tudo contado em espanhol pela guia chamada Valentina, mas pausadamente, de forma que foi possível entender, digamos, 90% do que ela disse. Destaque especial para a biblioteca de vinhos.
Terminado o tour, na degustação o grupo se dividiu, conforme a reserva que havia feito. Juntamo-nos a um outro casal, e entramos em uma sala já preparada para nos receber, com o vinhos já nas taças e os queijos e frutos secos já servidos. Achei tudo bem caprichado e de imediato pensei que os 24.000 pesos haviam sido bem aplicados. Eu já estava começando a ficar fã dessa viña familiar, mas com requintes de profissionalismo comprovado!
O enólogo chamava-se Mathias e era super simpático. Explicou com detalhes cada vinho degustado (5 no total) e o processo todo foi bem divertido! O destaque foi o vinho Finis Terrae, que fica abaixo apenas do LOTA entre os vinhos mais elaborados pela Macul. A harmonização estava muito boa, mas para a deixar perfeita eu incluiria alguns embutidos. Nada como um salaminho para acompanhar a complexidade de sabores de um vinho mais encorpado. Vale dizer que diferentemente de outras vinícolas que já visitei, a lojinha deles ao final da degustação tinha bons preços, com descontos convidativos.
Todos os caminhos levam a:
Cousiño Macul
Onde: Calle Quilin 7100, Penalolen, Santiago, Región Metropolitana, Chile
Quanto: Tour regular custa 14.000 pesos por pessoa (algo como 72 reais no câmbio de 193) e o tour premium custa 24.000 pessoas por pessoa (algo como 124 reais). Além disso, existe a possibilidade de um tour de bike pelas plantações. Para mais detalhes consulte o site.