Um dos programas legais de quem visita a Cidade do México (CDMX) é conhecer o Castelo de Chapultepec, localizado no alto de uma colina, dentro do parque de mesmo nome. É emblemático e belo de se ver o despontar daquele castillo em meio ao mar de árvores circundantes. Foram felizes na localização e a vista lá de cima é majestosa!
Mas antes, é preciso se situar. Se você está vindo pelo Paseo de la reforma (clique AQUI para ler um post sobre os atrativos desta longa avenida), após entrar no parque você estará diante do Altar a la Pátria.
Pouco à frente, passando por entre barraquinhas de comidas e esquilos, logo você estará subindo uma rampa em direção ao Castelo.
Ao chegar no topo da colina, a entrada geral para o Castelo custa 80 pesos mexicanos (aproximadamente 20 reais), sendo que a entrada é livre para crianças menores de 13 anos e idosos acima de 60 anos (mais detalhes clique AQUI). Tudo muito simples, guichê ao lado do portão de acesso e você já pode entrar e conhecer o castelo.
O Castelo de Chapultepec, ao longo de sua história, já teve diferentes usos, de Escola Militar a Observatório Astronômico, até se tornar Museu de história Nacional, aberto à visitação desde 27/09/1944.
Inicialmente idealizado como casa de verão ao então Vice-Rei da Nova Espanha na época, o Castelo já foi cenário até para o filme Romeo + Juliet (1996), estrelado por Leonardo de Caprio.
O Castelo de Chapultepec tem diversos ambientes internos – alas – interessantes, como o espaço das carruagens, a sala de jantar, os aposentos, enfim. Mas vale ter o gostinho da descoberta “in loco“, antes de ver tudo por fotos e legendas.
Todos os caminhos levam a:
Castelo de Chapultepec (para mais informações, clique AQUI)
Onde: Dentro do Parque de Chapultepec
Quando: de terça-feira a Domingo, das 9h00 às 17h00
Quanto: 80 pesos mexicanos (aproximadamente 20 reais)