Um Almoço soberbo na bodega Belasco de Baquedano

Em Mendoza existem centenas de bodegas a serem visitadas e exploradas pelo amante do vinho. Hoje vou relatar a minha memorável experiência ao visitar uma dessas bodegas, a Belasco de Baquedano, localizada em Lujan de Cuyo, e que possui um dos almoços mais majestosos dessas latitudes.

Já eram horas avançadas da tarde, e depois de muitos quilômetros percorridos nos demos conta de que já estávamos famintos. Procuramos nas imediações, não tínhamos plano algum, mas o mapa indicava uma bodega mais à frente. Imponente, enorme, um belíssimo edifício se destacava naquelas horas quentes do dia.

Um dos atrativos desta bodega, localizada a 25 Km de Mendoza, é que eles possuem um enorme “salão de aromas”, com 46 sabores, que dizem ser o mais completo da América Latina, ajudando o visitante a se aprofundar mais na cultura do vinho, das sutilezas do paladar e do olfato. É tudo bem organizado e interativo, com quadros explicativos, que classificam os aromas em primários, secundários, terciários e defeituosos. Sim, existem aromas que não devem provir de um vinho, pois denunciam um defeito e são repulsivos (exemplo: vinagre, civeta, fungos etc). Toda a experiência é bem legal e vai proporcionar um aprendizado lúdico ao visitante.

Mas, o melhor viria no esplendido almoço de 6 passos servido no Restaurante Navarra, localizado no piso superior. Seu menu de 6 pratos (clique AQUI para conhecer), harmonizado com vinhos da casa, foi o ponto alto do dia. Para ter uma ideia de como foi, já que o menu não é fixo, segue abaixo algumas fotos que tirei na exata sequência de como foi. Novamente, para cada prato um vinho para acompanhar.

Uno

Canhões recheados com creme doce

Dos

Ossos de macarrão recheado com patê de berinjela e cebola grelhada, molho de tomate enlatado e emulsão de pimenta

Tres

Ragu falso, em emulsão de alho preto, com gema confitada em óleo e migalhas espanholas de alho preto quebradiço

Cuatro

Arroz de beterraba cremosa com alcachofra grelhada, em espuma de queijo e pistache quebradiço

Cinco

Filé em seu próprio suco, com creme de batatas, redução de cebola e vinho, couve de Bruxelas grelhada e batatas fritas de legumes

Seis

Molho de caramelo, maçã assada, canela crumble e mousse de limão

Deixamos a Belasco de Baquedano com uma ótima visão da bodega, desde o atendimento, visita ao Salão de aromas, almoço, passeio pelo terraço e breve caminhada pelas parreiras. Indico sem ressalvas a quem estiver visitando Mendoza e acredito que será uma experiência memorável e soberba.

Procurando um lugar para se hospedar em Mendoza? veja nossa incrível experiência na Casa Petrini.

(…)

Todos os caminhos levam a:

Belasco de Baquedano (visitas e reservas clique AQUI)

Onde:  Cobos 8260, M5509 agrelo, Lujan de cuyo, Mendoza, Argentina

Quando: Das 9h30 às 17h30. A cozinha está aberta das 12h30 às 15h.

Quanto: o almoço custa 135 reais por pessoa, incluso a taça de vinho que harmoniza com os pratos.

Um mineiro que gosta de histórias, e acha que escrever e ler é o melhor passatempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *