Arredores de Fortaleza: Praia de Cumbuco + Lagoa do Banana

As belas praias do Nordeste rivalizam com as belas lagoas nordestinas. Não é segredo que aqui no blog somos fãs das belas lagoas dessa região que é uma das mais belas do nosso país. Já falamos aqui da Lagoa dos Tambaquis, em Sergipe, e da Lagoa Pitangui, no Rio Grande do Norte. Vamos formar um trio agora e acrescentar uma representante cearense ao nosso grupo: a Lagoa do Banana, nos arredores de Fortaleza. Para tanto vamos fazer uma dobradinha com a Praia de Cumbuco, em um passeio de dia inteiro.

Lagoa do Banana
Lagoa do Banana

A Lagoa do Banana fica para os lados de Cumbuco, no município de Caucaia, a aproximadamente 40 km de distância de Fortaleza, partindo da avenida Beira Mar. Em alguns lugares você vai encontrar instruções dizendo que a lagoa fica a 32 km de Fortaleza, mas não se engane: você vai levar cerca de uma hora para fazer o trajeto de carro, caso esteja de carro alugado. É possível contratar transfers junto a receptivos turísticos e também há passeios de buggy em Cumbuco que fazem paradas na Lagoa do Banana.

Praia de Cumbuco
Praia de Cumbuco

O carro alugado vai permitir bastante flexibilidade na sua visita, podendo ir no horário mais conveniente e ficar quanto tempo você quiser por ali. Se a locação de carro for uma opção, é a nossa sugestão. Neste caso, você pode dar um pulinho na famosa Praia do Cumbuco primeiro.

1ª parada: Praia de Cumbuco

Praia de Cumbuco
Praia de Cumbuco

Cumbuco é uma vila a 35 km de Fortaleza, localizada no litoral oeste cearense. Ali, a famosa Praia do Cumbuco é destino de kitesurfistas e de pessoas que saem de Fortaleza à procura de praias mais tranquilas. 

Praia de Cumbuco

Por ser banhável, diferente da maioria das praias de Fortaleza, como Iracema, Cumbuco atrai muitos turistas e locais. 

Letreiro Cumbuco

Dali partem passeios de buggy que vão explorar o litoral, as dunas e a lagoa do Banana. Se você estiver procurando por esse passeio, com ou sem emoção, pode ser uma opção interessante. Ficamos um pouco ali na Praia de Cumbuco, fizemos algumas fotos e seguimos passeio rumo à lagoa.

2ª parada: Lagoa do Banana

Lagoa do Banana

A barraca principal da lagoa conta com uma estrutura simples e suficiente para comer e beber por ali. O atendimento pode ser um pouco demorado, mas é super simpático. 

Lagoa do Banana

Na água há espreguiçadeiras e redes e a Lagoa do Banana rende um passeio de tarde inteira para ficar relaxando. Caso você queira um pouco mais do que só relaxar, também há um passeio de banana boat por ali (lagoa do banana, banana boat, tá, parei 😛 ). O clima do lugar é bem família, bom para aproveitar sem pressa e fazer belas fotos.

Pôr do sol na Lagoa do Banana
Pôr do sol na Lagoa do Banana

A Lagoa do Banana fica em meio às dunas de Cumbuco e a estrada para chegar lá é boa e tranquila, com placas indicando tanto a direção para Cumbuco quanto para a lagoa. Não dispense o Waze para garantir o trajeto e use as placas para auxiliar.

Se fizer ou se já fez a dobradinha Praia de Cumbuco + Lagoa do Banana, que rende um dia inteiro de águas salgadas e doces no litoral oeste cearense, deixe um comentário aqui embaixo! 😉 


Sigam o Blog Todos os Caminhos nas redes:


Como Planejar Viagens

Como planejar uma viagem? Como estimar um orçamento? Como elaborar um roteiro? Neste livro, mostro como planejar desde o bate e volta para a praia até uma viagem para o exterior, de um modo simples e com exemplos práticos de orçamentos e de roteiros.

No final, você vai conseguir viajar melhor, em sintonia com seus interesses e sem gastar mais do que o necessário para isso. Adquira na Amazon neste link.

Sou servidor público, paulistano e fã de Beatles. Viajar me dá motivos para escrever e escrever me dá desculpas para viajar. Tenho um calendário em casa e um na mesa do trabalho, no qual planejo feriados, férias e viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *