Beber em Curitiba – Submarino no Bar do Alemão

Toda cidade possui seus clássicos. Em São Paulo, há vários: um dos mais famosos é o sanduíche de mortadela do Mercado Municipal, ou Mercadão, como costumamos chamar por aqui. Curitiba possui tantos outros: um deles é tomar um Chopp Submarino no Bar do Alemão.

Ambiente interno do Bar do Alemão

Ambiente interno do Bar do Alemão

Alguns dão uma ignorada nestes petiscos e bebes obrigatórios de viagem, mas eu adoro. São aquelas pequenas coisas que viram marca da cidade. E é aquela coisa que você já pensa: não posso sair de lá sem fazer isso.

O Submarino do Bar do Alemão entra nesse rol. O dito bar fica num lugar turisticamente conveniente: no centro histórico de Curitiba, no Largo da Ordem, ou seja, num lugar pelo qual você fatalmente passará (ou pelo menos deveria) numa visita à cidade.

Ambiente externo do Bar do Alemão

Bem-vindo ao Bar do Alemão 🙂

A localização, não obstante estratégica e muito boa, possui também seus inconvenientes. Tal como o centro histórico de São Paulo, recomenda-se cautela no centro histórico de Curitiba caso você faça a sua visita à noite. Numa ocasião assim pode ser uma boa fazer uso de uber ou táxi na volta para hotel ou hostel.

Dado o conselho de mãe, vamos ao bar.

O Bar do Alemão, uma das instituições boêmias mais clássicas de Curitiba, é um restaurante tipicamente… alemão! A vertente germânica se reflete tanto na decoração, em que uma bandeira alemã se prolonga pelo comprimento do teto do bar e músicas ambientes típicas ficam tocando no som, quanto no cardápio. Clássicos da culinária germânica, como o joelho de porco, estão lá. Os pratos normalmente se apresentam em versões de refeição e de aperitivo.

O bar clama servir a melhor carne de onça da cidade, iguaria que ainda não provei e sobre a qual não posso opinar.

Se quiser somente beber, entretanto, você pode ficar só no clássico.

E o que é o clássico Submarino do Bar do Alemão? Basicamente uma caneca de chopp gelado com um canequinho simpaticíssimo dentro. Este canequinho você leva pra casa e serve como souvenir. E falando em souvenir, o bar possui uma loja de souvenires para os mais empolgados. A estrutura turística é bem completa e a mistura de turistas e locais é uma das coisas bacanas do lugar.

Submarino no Bar do Alemão

Submarino no Bar do Alemão

Ponto positivo a mencionar é que eles não cobram taxa de serviço. O horário de funcionamento do lugar é bem elástico e você pode passar lá só pra petiscar, para uma refeição completa ou só para um chopp. Pra ninguém dar desculpa de sair de Curitiba sem provar um clássico da cidade.


Todos os caminhos levam a:

Bar do Alemão Curitiba

Onde: Rua Dr. Claudino dos Santos, 63, Largo da Ordem, Curitiba.

Quando: todos os dias, das 11 da manhã às 2 da madrugada.

Quanto: o Submarino custa R$ 18,30; há versões mais elaboradas (com energético ou com jägermeister, por exemplo) que chegam a até R$ 30. As versões “aperitivo” dos pratos variam entre 20 e poucos e 40 e poucos reais; as refeições vão dos 70 e poucos até a casa dos 90 e poucos reais (preços em 2017).

Site: http://www.bardoalemaocuritiba.com.br/

 

Sou servidor público, paulistano e fã de Beatles. Viajar me dá motivos para escrever e escrever me dá desculpas para viajar. Tenho um calendário em casa e um na mesa do trabalho, no qual planejo feriados, férias e viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *