Cartagena das índias – uma boa opção nestes tempos de pandemia

Há quem já bateu o martelo e formou a convicção de viajar apenas depois que tudo voltar ao normal e com vacina difundida. Há quem só pretende viajar pelo Brasil enquanto as coisas não melhorarem. Há quem já passou pela experiência de pegar o COVID-19 e já fazia planos há anos para viajar ao exterior e, por isso, não vê a hora de embarcar. São muitos os cenários e a situação é complexa.

Ontem eu estava vendo minhas fotos de Cartagena das Índias, um cantinho da Colômbia de uma beleza sem tamanho, e pesquisando um pouco mais, descobri que sim, a Colômbia desde 1º de outubro já está com as fronteiras abertas para os brasileiros. É uma opção, é uma sugestão, é um lugar que eu voltaria com certeza. Neste post explico o porquê.

Muralha que cerca o centro histórico de Cartagena das Índias

Cartagena das Índias é uma cidade caribenha na Colômbia fundada no século XVI. Possui uma beleza incomum, uma aura mística, com seus palacetes, casarões, ruas de paralelepípedos, janelas e portas coloridos, formando uma arquitetura colonial cheia de encantamento, algo que inspirou Gabriel Garcia Marques em seus obras (para saber mais, clique AQUI).

Quando você anda pelas ruas de Cartagena das Índias, é impossível não fotografar, a todo instante, a variedade e os trejeitos das sacadas que os edifícios ostentam, é uma ostentação natural de um passado e de uma riqueza dos tempos da colonização.

Câmbio favorável

A moeda na Colômbia é o peso colombiano (COP) e o Real (R$) possui um câmbio favorável quando comparadas. Isto quer dizer que em Cartagena das Índias você vai sentir as coisas um pouco mais baratas que no Brasil. Um café, uma refeição, uma hospedagem, por exemplo, são mais baratos que no Brasil. Isso é algo importantíssimo nestes tempos em que, com a fuga de investimentos estrangeiros, a moeda brasileira se desvalorizou tanto.

Clima quente

Outro aspecto favorável é o clima. Cartagena das Índias é um lugar quente, aliás, muito quente, o que não poderia ser diferente, pois está localizada na região do Caribe. Num lugar como este, o vírus perde força, resiste menos e sua propagação se dificulta. Ou seja, um critério que o viajante deve observar.

Ambientes abertos

Boa parte das atrações turísticas de Cartagena das Índias são ambientes abertos, a seguir listo algumas delas:

  • Andar sobre as muralhas que cercam a cidade, especialmente na parte do Baluarte de Santa Catalina;
  • Plaza Santo Domingo, onde temos uma escultura de Botero;
  • Plaza do Relógio, um lugar realmente imperdível;
  • Castelo de San Felipe Barajas;
  • Andar pelas ruas e admirar e fotografar as fachadas das casas e toda a riqueza colonial do lugar;

Exigências

Para viajar para a Colõmbia, o turista brasileiro (bem como de qualquer outra nacionalidade), deve:

  • Apresentar o teste negativo PCR para Covid-19, feito até 96 horas antes do embarque;
  • Fazer um pré-registro “check-Mig” no endereço www.migracioncolombia.gov.co. O cadastro deve ser feito de 24 horas a 1 hora antes do embarque;
  • O uso de máscara é obrigatório no aeroporto, durante o voo e na chegada ao destino final. É importante levar máscara extra para troca em voos acima de 2 horas.

Um mineiro que gosta de histórias, e acha que escrever e ler é o melhor passatempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *