Comida local e multicultural na Feira de Albert Cuypmarkt, em Amsterdam

 

Na vibe do estilo liberal e descolado de Amsterdam, a Feira de Albert Cuypmarkt é um dos locais mais indicados para sentir a atmosfera multicultural dessa cidade. A Feira acontece na Albert Cuypstraat  e abrande 3 enormes quarteirões com centenas de expositores. Essa rua fica próxima (aprox. 15 minutos de caminhada) de outros importantes pontos turísticos da cidade, a saber, Museumplein (Praça dos Museus – Van Gogh e Rijksmuseum), e a 7 minutos do Heineken Experience. Assim, fica a dica que combinar estes pontos no seu roteiro de viagem.

Feira Albert Cuypmarkt

Passeie pela Feira de Albert Cuypmarkt e encontre todo tipo de coisa que procurar, de roupas e acessórios a flores e queijos.

A Albert Cuypmarkt é a principal feira de Amsterdam. Já centenária (criada em 1905), representa um estilo de vida que tem qualquer coisa de ter a casa flutuando sobre as águas. Tem um clima típico de feira – alegre e despojado – e funciona quase que num típico horário comercial (das 09h00 às 17h00), de segunda a sábado. Pois é, até os alternativos da Holanda tem em quê de sistema, não?!

Ao atravessar os 650 metros de Feira, você perceberá a infinidade de produtos expostos: perucas (sic), móveis velhos, bicicletas (claro!), roupas de cores vibrantes (anos 80?), tamancos, flores (tulipas!), brinquedos de madeira, souvenirs, enfim… um mundo de variedades onde cabe a cada um dizer “sim” ou “não”.

Feira Albert Cuypmarkt

Barracas convencionais de souvenirs… os preços são razoáveis 🙂

Feira Albert Cuypmarkt

Estranho? você ainda não viu nada.

Mas, na minha opinião, o mais bacana da Feira de Albert Cuypmarkt é a sua parte gastronômica, notavelmente repleta de influências e muitos sabores. Aproveite para experimentar as maravilhas típicas da holanda, como:

Patatje Met (batatas fritas servidas num cone, cobertas com maionese). É sério, a batata deles é especial!

Feira Albert Cuypmarkt

Minha sugestão é começar com as famosas batatas fritas da Holanda >.<

Feira Albert Cuypmarkt

Comi neste lugar nas 3 vezes que fui a Amsterdam. Na minha opinião, é o melhor lugar para se comer as batatas fritas da cidade! Fica localizada numa das extremidades da Feira.

Haring (famoso peixinho arenque crú). Coma-o segurando pela cauda ou, discretamente dentro de um pão com picles ou cebolas. Confesso que deixei para a próxima.

Gouda kaas (o maravilhoso queijo Gouda holandês). Certamente está entre meus queijos preferidos.

Feira Albert Cuypmarkt

cheese, more cheese! rs

Kroket holandês (croquete de carne). Ah, experimentei e achei que a nossa versão nacional é bem melhor. Mas, certamente é uma das coisas mais consumidas na Holanda!

Feira Albert Cuypmarkt

Famosos croquetes holandeses, daqueles que você encontra nas lanchonetes com buracos na parde e snacks lá dentro. Experimente!

Outra sugestão, de influência indonésia, que resolvi experimentar é o Kip Saté (espeto de frango com molho de amendoim). Confesso que gostei e até repeti.

Feira Albert Cuypmarkt

Guarde esse nome e experimente esta iguaria indonésia. Foi a surpresa da minha última visita à Feira de Albert Cuypmarkt.

Feira Albert Cuypmarkt

Frangos assados e… deliciosos! Sim, achei o lugar limpinho e tinham várias outras pessoas comendo.. rs

Fechei o passeio gastronômico com o Stroopwafel (waffle típico da holanda, com recheio de caramelo). Da barraca ele sai quentinho, come-se em pé mesmo, quase queimando os lábios, se é que isso é possível na invernosa Amsterdam.

Feira Albert Cuypmarkt

Stroopwafel feito artesanalmente e muito, muito fresco e gostoso!

Feira Albert Cuypmarkt

A melhor barraquinha de stroopwafels da Feira de Albert Cuypmarkt! Atendimento super simpático de um negócio de família.

Visite o site de melhor barraquinha de stroopwafels de Amsterdam!

 

Todos os caminhos levam a:

Feira Albert Cuypmarkt

Onde: Albert Cuypstraat, entre os números 269 e 761.

Quando: de segunda a sábado, das 09h00 às 17h00.

 

Um mineiro que gosta de histórias, e acha que escrever e ler é o melhor passatempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *