Manias de Viagem

O termo pode variar bastante: manias, ritos, costumes, superstições, “algo que eu faço toda santa vez que eu vou viajar ou estou viajando”, mas a ideia é sensivelmente similar: um algo seu, que você sempre faz em uma viagem ou antes de viajar.

Torre Eiffel, Big Ben, Cristo Redentor e outras miniaturas de viagem

Souvenirs de viagem

As manias ao longo da fauna viajante são variadas: há quem sempre leve algo de estimação de casa em toda viagem: em enfeite, uma caneca, um ursinho. Há quem sempre carregue um livro (ou livros, como eu já fiz e algumas vezes faço), mesmo embora possivelmente não vá ler sequer um deles.

Há quem não viaje sem levar um guarda-chuva e há quem jamais leve um guarda-chuva em viagem. Há aqueles que são previnidos e levam tudo e mais um pouco na imigração (normalmente eu me enquadro aqui). Há quem não leve nada e dê risada de quem se preocupa tanto.

Há quem leve, além do celular, um notebook ou um tablet em toda viagem. Há quem queira aproveitar a viagem para se desconectar e se permite desligar por algumas horas (ou dias) o celular e do celular. Há quem não viaje sozinho de forma alguma e há quem não queira viajar acompanhado de forma alguma. E há o meio termo também.

Eu tenho poucas manias, pessoalmente.

Quando vou a algum lugar novo, eu gosto de trazer algum souvenir pequeno, algum enfeite que fique em pé. Um mini Big Ben londrino, uma mini Torre Eiffel, um mini portal de Gramado, essas coisas. Quando eu chego em casa, eu ponho o novo enfeitezinho no hack do meu quarto. Ponho lá, também, os enfeites dessa qualidade que eu ganho de presente. Minha coleção passa um pouco dos vinte itens.

Outra mania é fazer montagens com as fotos de viagem. É assim: eu seleciono as, sei lá, 200 ou 300 melhores fotos, ponho músicas de fundo e monto uma sequência com elas, em vídeos de 20 ou 30 minutos. É um modo mais dinâmico de ver e fica com um toque diferente. Normalmente as músicas são músicas que me marcaram na viagem, que eu ouvi em algum canto de Florença, ou em um shopping em Curitiba…

Alguns meses depois, eu sempre revelo algumas fotos de viagem. Gosto de tê-las em álbuns impressos e não somente virtuais. Algumas delas eu coloco em um mural no meu quarto.

Sempre que estou fora do país escrevo um diário de viagem durante a viagem. E na viagem eu já compro um diário de viagem para a próxima.

Diários de viagem com colagens

Meus diários de viagem

Em viagens de até quatro horas eu me sento na janela. Mais do que isso, no corredor, a menos que eu não tenha conseguido escolher estas respectivas opções. Simplesmente não curto a ideia de acordar alguém no avião só pra ir ao banheiro, embora não tenha qualquer problema em ser acordado por isso. 🙂

Quando vou viajar de carro, ponho o GPS lá, mesmo que eu já conheça bem o caminho. Só uma precaução para o caso de eventual distração.

Ainda, quando viajo de carro, normalmente não escuto rádio e sim um pendrive com umas nove ou dez horas de músicas, que meu pai e eu atualizamos de tempos em tempos. Lá tem Beatles, Abba, Marmelade, Ultraje a Rigor, Bread, Elvis, Stevie Wonder, Sixpence none the Richer, Rolling Stones, Marron 5 e um monte de outras músicas que provavelmente não tem relação entre si.

Sempre faço uma oração antes de o avião decolar e antes do pouso. Também, sempre faço uma oração antes de sair com o carro para uma viagem.

Sempre uso protetor auricular pra dormir nos quartos compartilhados de hostels. Meu sono não é nem leve nem pesado, mas não tenho uma boa relação com o barulho de ronco.

Também sempre levo o celular e uma câmera NX Mini da Samsung. Algumas fotos ficam melhores no celular, outras na câmera e, no fim, elas se completam. Bom ter equipamento pra todo tipo de luz…

Como eu disse, pessoalmente, eu tenho poucas manias… 😛

E você, quais as suas manias de viagem?

Sou servidor público, paulistano e fã de Beatles. Viajar me dá motivos para escrever e escrever me dá desculpas para viajar. Tenho um calendário em casa e um na mesa do trabalho, no qual planejo feriados, férias e viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *