Mercados de rua em Londres: Borough Market

Os mercados de rua são uma instituição tradicional e cotidiana de Londres. Antes de conhecer um mercado de rua na cidade, eu pensava em algo com um quê de refinado.

Ledo engano!

Os mercados de rua são despojados e guardam um quê de semelhança com as feiras de rua de São Paulo, com a diferença de que normalmente possuem um foco em gastronomia, e não somente em hortifruti.

 O “established 1756” se refere apenas ao Borough Market mais ou menos como ele é hoje. Na verdade, um mercado de rua já existe na região há mais de mil anos!


O “established 1756” se refere apenas ao Borough Market mais ou menos como ele é hoje. Na verdade, um mercado de rua já existe na região há mais de mil anos!

Já comentamos aqui sobre o mercado de rua de Notting Hill, um dos mais tradicionais de Londres e com uma pegada mais eclética e não somente gastronômica (leia aqui), mais no estilo mercado de pulgas. Neste post, detemo-nos no Borough Market, um mercado mais voltado para comida mesmo e, pessoalmente, o estilo de mercado de rua do qual eu gosto mais.

Tortas

Tortas

E o que esperar encontrar no Borough Market? Comida, muita comida, diversos tipos de comida! Doces, salgados, burgers, ostras, bebidas, queijos e por aí vai. Legal que algumas das barraquinhas dão as abençoadas amostras grátis (samples). 😛 De graça experimentei uns queijos e docinhos.

Pra almoçar, eu fui num clássico roots inglês: pie & mash!

O prato inclusive tem sua história. Pie and mash, ou torta e purê de batatas, é um prato clássico da classe proletária inglesa desde a época vitoriana. A classe trabalhadora e menos favorecida dava preferência a pratos baratos e fáceis de preparar, justo o caso do pie and mash, que podia ser preparado em tamanho compacto pra levar para o trabalho e comido sentado em qualquer cantinho, sem maiores problemas. A marmita, assim, consistia numa torta assada, junto com o purê de batata e um molho pra dar um gostinho a mais.

Caixinha com minha pie & mash

Caixinha com minha pie & mash

Assim, peguei meu pie and mash e degustei este clássico. São vários sabores para escolher e pedirei perdão pelo lapso, mas não lembro qual escolhi. Acho que foi qualquer coisa com frango. Por cima do purê de batata, pedi o gravy sauce, aquele molho de carne inglês. Confesso que o resultado não foi das refeições mais memoráveis, mas estava gostosinho. Acho que o sabor da torta não ajudou. 😛 Mas hiper valeu a experiência.

Fui num dia de semana, mais tranquilo e, por outro lado, com menos barracas. O dia mais tradicional do mercado é o sábado, mas tudo fica bem mais cheio. Acho, entretanto, que é uma muvuca bem válida, porque há barracas de diversos países e, na versão full market, creio que o mercado se torne ainda mais interessante e animado.

Segundo o site, a partir da quarta o Borough Market já funciona na versão full market.

Pra te deixar instigado, compartilho um vídeo completamente aleatório que eu encontrei no YouTube e assisti dias antes da minha visita ao mercado. Está em inglês, mas dá uma ideia de algumas coisas que você encontra lá e de como é o lugar.

Os preços variam bastante de barraca a barraca e de item a item. Cada torta, por exemplo, custava 5 libras. Só passear pelo mercado e pegar as amostras grátis não custa nada, mas garanto que você vai querer desembolsar em algo!


Todos os caminhos levam a:

BOROUGH MARKET

Onde: 8 Southwark St, London (poucos minutos a pé do metrô London Bridge)

Quando: segunda à quinta das 10 às 17 hs; sextas das 10 às 18; sábados das 8 às 17 hs. Sempre confirmar horários no site oficial. Segundas e terças o mercado funciona com menos quiosques e de quarta em diante, funciona na versão completa (full market).

Site oficial: http://boroughmarket.org.uk/

 

Sou servidor público, paulistano e fã de Beatles. Viajar me dá motivos para escrever e escrever me dá desculpas para viajar. Tenho um calendário em casa e um na mesa do trabalho, no qual planejo feriados, férias e viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *