Musicais no West End de Londres

O West End está para Londres tal qual a Broadway está para Nova York.

Aqui em São Paulo temos uma ótima oferta teatral. Quando se trata de musicais, os clássicos da Broadway sempre passam por aqui, mas por temporadas. Diferentemente, em lugares como Broadway e West End, os musicais consagrados estão há anos a fio sendo apresentados nos teatros. Assim, há uma grande gama de opções para se escolher e os clássicos sempre estão em cartaz para serem apreciados.

Quando fui a Londres, eu tive a chance de assistir aos Miseráveis. Muito antes, ainda planejando a viagem, a empolgação me fez colocar também o fantástico Fantasma da Ópera no planejamento. Assim, fui a dois musicais no West End londrino.

Cartaz com os musicais do Wes Ende de Londres: Phantom of The Opera, Miss Saigon e Les Miserables

Daí eu só não vi Miss Saigon 😛

O primeiro foi Os Miseráveis. É um musical baseado na obra homônima de Victor Hugo, que se passa na França do século XIX e conta uma trama que se passa em torno da vida do protagonista Jean Valjean. Não li o livro (ainda) e conhecia o musical pela maravilhosa adaptação para cinema.

Ao adentrar o Queen’s Theatre, vislumbra-se um teatro bonito e suntuoso, condizente com o musical. Um bonito lustre no teto dá um toque classicamente bonito ao local. A encenação do musical foi impecável.

Dois dias depois, fui ao Her Majesty’s Theatre, o Teatro do Fantasma da Ópera. Este segundo espetáculo maravilhoso, mas ficou levemente prejudicado pelo espetáculo anterior.

Explico-me.

O Fantasma de Ópera foi muito bom e muito bem encenado, mas não tanto quanto Os Miseráveis. Sinceramente é bem provável que meu gosto pessoal esteja dando um pitaco na história, mas a atuação dos Miseráveis foi mais tocante. Além disso, e aí meu gosto não está falando, o Queen’s Theatre é mais bonito e imponente do que o Her Majesty’s. Assisti a ambos os espetáculos com a minha amiga, e ela foi da mesma opinião.

Queen’s Theatre com seu bonito lustre iluminado, on West End de Londres

Queen’s Theatre

Ainda assim, a atuação do ator que fez o Fantasma, em si, é primorosa, e vale ser destacada.

Li em alguns lugares que os ingressos são vendidos mais baratos no dia da peça e quando ainda há lugares vazios. A TKTS é bem conhecida nesse quesito e todos os detalhes estão no site oficial deles. No meu caso, eu já fui com tudo comprado do Brasil, mas na próxima vez eu testarei como é comprar com eles, daí eu detalho aqui no blog.

Ambos os musicais foram fantásticos e estes foram os meus dois escolhidos, mas há tudo e muito mais em cartaz por lá. Basta escolher o que mais lhe agrada! A principal avenida da região é a Shaftesbury e a concentração de teatros na região é absurdamente grande. 

O bacana dos musicais é que, mesmo se você não souber o inglês, ou se não souber tão bem, assistindo os filmes antes e sabendo a história de antemão dá pra aproveitar muito bem o espetáculo. Como a música é o fio condutor da trama, você conseguirá apreciar a apresentação e se emocionar. Vá e me conte. Vale muito a pena.

 


Todos os caminhos levam a:

West End de Londres

Site mundial do espetáculo Os Miseráveis: http://www.lesmis.com/

Site mundial do espetáculo Fantasma da Ópera: http://www.thephantomoftheopera.com/

Ps: os sites são bem bacanas, vale dar uma passeada por eles!

Site da TKTS: http://www.tkts.co.uk/about-tkts/portuguese/

Sou servidor público, paulistano e fã de Beatles. Viajar me dá motivos para escrever e escrever me dá desculpas para viajar. Tenho um calendário em casa e um na mesa do trabalho, no qual planejo feriados, férias e viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *