Santuário da Serra da Piedade em Caeté (MG)

Em Caetés (MG), distante 48 Km de Belo Horizonte, está localizado o Santuário Basílica de Nossa Senhora da Piedade, que é padroeira de Minas Gerais, no alto da Serra da Piedade, numa altitude de 1746 metros acima do nível do mar. Neste post falo um pouco sobre este lugar e o porquê de valer a pena conhecê-lo.

A Serra da Piedade é um lugar muito visitado por romeiros e guarda muitas histórias e lendas dos tempos do Brasil colônia. E já está reaberto para visitação e missas após o fechamento em virtude do Coronavírus.

O Santuário da Serra da Piedade abriga a imagem da padroeira de Minas Gerais, esculpida por Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como aleijadinho. O Santuário da Serra da Piedade foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico em 1956. Já em 2017, a Igreja de Nossa Senhora da Piedade recebeu do Papa Francisco o título de Basílica da Piedade, o que a torna a menor basílica do mundo.

Basílica de Nossa Senhora da Piedade
Praça Cardeal Mota

Subindo até o alto da Serra

Para subirmos até o alto da Serra (5 Km), parte do percurso fizemos de carro até um estacionamento intermediário. Depois disso, pegamos uma Van para fazer o resto do trajeto, ao custo de 2 reais a subida. O Santuário possui ótima estrutura para receber o visitante, como cafeteria/lanchonete, lojinha de artigos religiosos, restaurante, pousada para peregrinos (atualmente com serviços suspensos devido ao coronavírus), etc.

Serviço de Van para completar o trajeto

Em dias claros, lá de cima temos uma paisagem incrível, com as montanhas de Minas formando um grande tapete verde e ondulado. Do alto da Serra é possível avistar nove cidades: Belo Horizonte, Caeté, Contagem, Lagoa Santa, Nova União, Raposos, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano.

Vendo as montanhas de Minas

O Santuário da Serra da Piedade é um lugar de paz, reflexão e devoção. Clique AQUI para saber mais sobre a programação de celebrações e missas.

Um mineiro que gosta de histórias, e acha que escrever e ler é o melhor passatempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *