Visita ao Meridiano de Greenwich

O meridiano de Greenwich é o marco zero a partir do qual são contados os fuso horários ao redor do nosso amado planeta Terra. A tal linha fica em Londres, mais especificamente no bairro de Greenwich, e rende uma visita divertida e super válida na sua viagem à terra da Rainha.

Linha do Meridiano de Greenwich

Linha do Meridiano de Greenwich

O bairro de Greenwich fica na parte sudeste de Londres e não é central. Você pode chegar lá por trilhos ou do modo mais interessante: navegando o Tâmisa. Se você possuir o Oyster Card, bilhete de transportes de Londres, ele é aceito para acesso aos barcos que navegam o Tâmisa.

Torre de Londres vista do rio Tâmisa

Torre de Londres vista do rio Tâmisa

Chegando de barco, uma das primeiras coisas que você verá é o gigante Cutty Sark, o barco bacana que fazia a rota do chá entre China e Reino Unido no século XVIII e que hoje é um museu!

Cutty Sark

Cutty Sark

Ainda por ali há um centro de recepção bacana onde você pode pegar algumas informações sobre o bairro.

Sem mais, hora de seguir para o Observatório Real, que é onde fica o marco zero dos fuso-horários mundiais.

O Observatório fica no Greenwich Park, um enorme parque aberto com gramado verdinho que te convida a sentar por ali e ficar de bobeira. Seguindo as indicações das plaquinhas no parque você chega ao Observatório propriamente dito. Do lado de fora do observatório há um portãozinho que leva a uma linha grátis do Meridiano. Se você não quiser pagar ingresso pra visitar o Observatório, está aí a alternativa! 🙂

Ainda por ali, você vai ter um relógio bacana de vinte e quatro algarismos.

Relógio de 24 algarismos

Relógio de 24 algarismos

Passando pelo relógio e atravessando o portão, há a divisão: o que estiver à sua frente e à esquerda é gratuito. 😉 Incremente sua visita por ali com calma e, melhor: sem ter que desembolsar libras.

Há um pedaço de asteróide de 4 bilhões de anos pra você ver e tocar: na faixa!

Tá e se eu pagar pra ver?

O ingresso dá acesso ao Observatório em si, onde tem um museu bem bacana sobre marcadores de tempo com relógios antigos e informações as mais variadas sobre o tema.

E claro, vai ter a linha mais bonitinha pra fazer aquela foto com um pé de cada lado.

Linha do Meridiano de Greenwich

O bairro de Greenwich é super gostoso e a visita ao meridiano combina muito com uma visita ao Greenwich Market, o mercado de rua do bairro, que mistura comida, antiguidades e outros itens mais.

Por misturar itens diversos às barracas de comida, a pegada dele já é diferente do Borough Market e também do Portobello Market. Cada mercado de rua de Londres vale muito a pena a visita e uma passadinha no Greenwich Market é indispensável!

Sim, tudo acaba em comida de uma forma ou de outra.


Todos os caminhos levam a:

MERIDIANO DE GREENWICH

Onde: Blackheath Avenue, Greenwich, Londres.

Quando: diariamente, das 10 às 17:30 hs. Sempre conferir horários aqui.

Quanto: 13,50 libras (adulto), 5,85 libras (crianças). Preços em 2018.

Site oficialhttps://www.rmg.co.uk/royal-observatory

Sou servidor público, paulistano e fã de Beatles. Viajar me dá motivos para escrever e escrever me dá desculpas para viajar. Tenho um calendário em casa e um na mesa do trabalho, no qual planejo feriados, férias e viagens.

2 comentários sobre “Visita ao Meridiano de Greenwich

  1. Vergilina

    Gostei dasinformações contidas neste site.
    Moro em Portugal e estou pretendendo visitar Londres e, é claro o Marco zero dos meridianos.

    1. Alex Lopes Autor da Postagem

      Fico feliz que tenha gostado, Vergilina! Aproveite muito sua viagem a Londres e muito obrigado por comentar aqui no blog. Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *