Os bondinhos não deixam de chamar a atenção nos poucos lugares do mundo em que ainda existem: Lisboa, São Francisco e nosso Rio de Janeiro são cidades que ainda guardam esse meio de transporte charmoso nas suas ruas. Nesse post, falemos um pouco do bondinho de Santa Teresa, que circula na capital carioca.
O bondinho de Santa Teresa liga o centro do Rio ao bairro de Santa Teresa, passando por cima dos famosos Arcos da Lapa, no topo dos quais seus trilhos se situam. O bondinho é, por si só, uma atração turística, mas ele funciona como efetivo meio de transporte para os moradores do bairro, que ostenta ladeiras e mais ladeiras.
Quem já andou no elétrico 28, em Lisboa, não poderá deixar de sentir certa nostalgia.
O bondinho sobe com seus solavancos as ladeiras do bairro de Santa Teresa. Todo aberto e sem janelas, permite ver de perto o bairro: é uma viagem em um meio de transporte, mas ao mesmo tempo você se sente caminhando pelo bairro.
No meu caso, fui do centro do Rio ao ponto final e voltei. Sim, meu único objetivo era passear no bondinho que, como eu disse, é uma atração por si só. Se você tiver planejado algum programa no bairro de Santa Teresa, vale pegar ele como meio de transporte.
Sente o gostinho do passeio:
O acesso ao bondinho fica na Rua Lélio Gama, no centro do Rio, pertinho da Estação Metrô Carioca (use a saída B – República do Chile). Compre sua passagem, volte no tempo e aproveite o passeio. Garanto que vai valer a pena!
Já andou no bondinho? Conta aqui pra gente nos comentários!