O Rio é simplesmente incrível no quesito comes e bebes. Particularmente, acho as comidas de boteco cariocas simplesmente fantásticas. Em (quase) qualquer bar em que você pare, é capaz de comer petiscos absolutamente memoráveis. Claro que não só de botecos é feita a gastronomia do Rio e, neste post, trago 5 lugares imperdíveis para comer no Rio de Janeiro. Já anota para ir na próxima vez em que você estiver na Cidade Maravilhosa.
1. Confeitaria Colombo
Entre os lugares bacanas para comer no Rio de Janeiro, a Confeitaria Colombo desponta como uma das mais tradicionais. O lugar existe há mais de um século (125 anos para ser mais exato) e serve um café completo espetacular, além de comidinhas preparadas com extremo capricho.
A unidade mais tradicional é a da Gonçalves Dias, número 32, no Centro. Tem post aqui no blog sobre a Colombo, leia aqui.
2. Bartman
Quem passa desavisado pelo bairro do Flamengo/Laranjeiras pode não imaginar que, em uma ruazinha com prédios residenciais e alguns comércios fica um excelente bar/restaurante, que lota as calçadas com suas mesas, especialmente à noite: o Bartman conta com um bom atendimento e petiscos incríveis, além de pratos bem feitos também (a feijoada é uma boa pedida).
O bolinho de feijoada é sensacional, mas qualquer petisco dali combinado com um chope vai querer fazer você voltar algumas vezes lá durante sua viagem.
3. Café Lamas
O Restaurante e Café Lamas é outro tradicional: existe há quase 150 anos e já foi frequentado por figuras ilustres do calibre de Machado de Assis, passando por Cândido Portinari e chegando a Oscar Niemayer, entre muitos outros. O atendimento é excelente, o ambiente tem jeitão de clássico e os pratos são bem servidos e extremamente bem feitos. Sugestão: filé Oswaldo Aranha.
4. Pavão Azul
O Pavão Azul é um autêntico bar carioca: sempre cheio, com mesas espalhadas nas calçadas, muita gente conversando, chope geladinho e petiscos simplesmente sensacionais.
Quando fui lá eles conseguiram improvisar uma mesinha na calçada pra gente comer em pé mesmo, já que não tinha cadeiras disponíveis. Não me arrependi: o bolinho de feijoada estava sensacional!
Para conseguir lugar, vale tentar horários mais alternativos. De noite, possivelmente estará cheio, independente do dia da semana. Se preferir um lugar mais calmo, pode não ser uma opção interessante pra você, ok? Atendimento excelente, pelo menos a contar na minha experiência.
5. OK Gastrobar
A gente só queria parar em algum lugar aleatório em Copacabana para comer alguma coisa. Acabamos, no entanto, tendo uma boa supresa: o OK Gastrobar foi uma descoberta na nossa viagem, aquele lugar em que praticamente tudo que você pede é saboroso e bem feito.
Caldinho de feijão, petiscos, sucos, tudo muito bem preparado. O atendimento também é ponto forte: cordial e simpático, vale super a pena!
Bônus: Bar do Mineiro
O Bar do Mineiro um restaurante super tradicional no bairro de Santa Teresa, bacana para uma feijoada, uma caipirinha ou uma cerveja. Pelo que lembro do cardápio os preços são um pouco salgados, mas estando em grupo é possível dividir ou pegar algum petisco para tornar a visita proveitosa e em conta.
Fica na Rua Paschoal Carlos Magno, 99.
E aí, conhece algum dos restaurantes dessa lista? Quais outros você acrescentaria? Deixa aqui pra gente nos comentários!