A Galeria do Rock, no Centro de São Paulo, vai bem além do rock: espaço multicultural e com um bocado de história, é reduto de roqueiros há décadas, mas não somente de roqueiros, tendo uma variedade grande de itens da cultura pop espalhados por suas diversas lojas.
Galeria do Rock
Inaugurada em 1963, a Galeria do Rock é um dos espaços mais icônicos do Centro de São Paulo. Se o transeunte passar distraído por ela, não há como culpá-lo: de fora, não há nada especialmente marcante no prédio que, como o próprio nome diz, é uma galeria de lojas.
Um olhar um pouco mais atento, entretanto, dará conta do espaço aberto que permite, mesmo de fora, ver todos os andares da galeria do rock, quase como você veria as camadas de um bolo ao olhá-lo de frente.
Curvas e vãos
As curvas e vãos da galeria foram criados por Maria Bardelli, uma arquitetura única e de vanguarda que faz uso da luz natural. Extremamente aberta, ela é diferente de qualquer outra galeria do centro de São Paulo.
O uso de luz natural e as aberturas vão proporcionar, inclusive, um mirante interessante do Centro de São Paulo, com uma visão especial para o Largo do Paissandu e para a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, construída por trabalhadores negros no início do século XX.
Rock
Nas diversas lojas da Galeria do Rock você vai encontrar, sim, muito material dedicado ao estilo, desde camisetas e CDs a discos de vinil e itens decorativos. Além disso, muito material relacionado à cultura pop, lojas de roupa e itens de cultura nerd fazem parte do arsenal vendido por ali.
Muitas das camisetas que eu comprava, de filmes ou de bandas, era por ali que eu encontrava. Minha coleção completa de CDs dos Beatles, foi ali que eu comprei também, um a um.
Terraço
Nem todas as pessoas sabem, mas há um terraço na Galeria do Rock, cujo acesso é gratuito. Passei anos frequentando a galeria, mas só em um passeio com O Melhor de Sampa que eu fui conhecer este cantinho escondido.
É um terraço simples com um jardim e um bar. Quando eu fui lá, até passarinhos vieram dar o ar da graça! Nem parece que você está no Centro de São Paulo.
E você, conhece a Galeria do Rock? Comenta aqui embaixo!