Já é possível vislumbrar viagens com a vacinação?

A vista de Budapeste
A vista de Budapeste

A pandemia e a vacinação se encontram em diferentes estágios ao redor do mundo. Mais de um ano depois do início desse pesadelo mundial e com a vacinação avançando em diversos pontos do mundo, fica a pergunta: já é possível vislumbrar viagens ao redor do mundo? E no Brasil?

Vamos começar pelo nosso País.

Viagens no Brasil

Chapadão de Pipa
Chapadão de Pipa

As viagens no Brasil nunca deixaram de ser possíveis, apesar de nem sempre serem recomendadas. O País teve pontos de relativo controle nos últimos meses de 2020, mas agora se encontra com a disseminação do vírus em níveis alarmantes.

Desde o começo, sigo incentivando o turismo de isolamento, que nada mais é do que viajar para lugares em que você consiga manter distanciamento social, inclusive com uma hospedagem inteira pra você, como um Airbnb no campo, por exemplo.

Fora disso, as viagens tem sido complicadas: alterações e cancelamentos frequentes de voos, restrições que mudam frequentemente de acordo com a situação da pandemia em cada Estado e a própria dificuldade de fazer turismo com um distanciamento social adequado.

E com a vacinação avançando, já é possível vislumbrar o retorno da normalidade ao turismo no País?

Sim, é possível vislumbrar, mas é difícil prever exatamente quando. Companhias aéreas estão retomando algumas rotas, o que indica confiança no turismo com o avanço da vacinação. Entretanto, neste momento a situação está longe de controlada.

Da minha parte, vou esperar a vacinação avançar e a doença apresentar real diminuição para planejar viagens livres e tranquilas pelo País.

Viagens para o Exterior

Torre de Belém
Torre de Belém

Aqui o caso fica bem mais complicado. Com a doença fora de controle, ainda não somos bem-vindos em muitos países, ainda que estejamos eventualmente vacinados. A maioria dos países que estão nos recebendo exigem uma quarentena de 14 dias. Ou seja, uma viagem para fora exige 14 dias de molho para só então começar a turistar de fato.

A Espanha, por exemplo, aceita a entrada de turistas vacinados, com exceção de brasileiros, sul-africanos e indianos, por conta de variantes de COVID próprias desses locais. Tais exigências mudam de uma hora pra outra, de modo que, no momento em que você está lendo este post, a exigência já pode ter mudado.

Os países sulamericanos, por sua vez, permanecem fechados para o turismo. Nossos vizinhos se encontram com a doença fora de controle também, de modo que não é prudente colocá-los em vista para qualquer plano de viagem de curto prazo.

Em muitos lugares ao redor do mundo, entretanto, vemos a pandemia sendo controlada e as atividades sendo retomadas, incluindo o turismo. Assim, podemos vislumbrar viagens para fora do Brasil, mas por enquanto recomendo apenas acompanhar a evolução do turismo e da vacinação.

Planeje

Acho que neste momento já dá para começar a sonhar com viagens mais livres e planejá-las, mas sem se afobar. Começamos a ter um vislumbre, mas ainda há muita instabilidade. Os países vão começar a regulamentar a entrada de turistas vacinados, de modo que cabe acompanhar quais serão as regras.

Enquanto a doença não estiver sob controle por aqui, cabe planejar. Juntar milhas e fazer uma poupança para viagens são ótimas providências a serem tomadas com afinco a partir de agora, caso você ainda não esteja fazendo isso.

Creio que nos próximos meses veremos um reaquecimento do turismo e nada como estar preparado para escolher o próximo destino. Afinal, provavelmente você vai querer tirar o atraso depois de tanto tempo sem viajar, não é?

Como Planejar Viagens

Como planejar uma viagem? Como estimar um orçamento? Como elaborar um roteiro? Neste livro, mostro como planejar desde o bate e volta para a praia até uma viagem para o exterior, de um modo simples e com exemplos práticos de orçamentos e de roteiros.

No final, você vai conseguir viajar melhor, em sintonia com seus interesses e sem gastar mais do que o necessário para isso. Adquira na Amazon neste link.

Sou servidor público, paulistano e fã de Beatles. Viajar me dá motivos para escrever e escrever me dá desculpas para viajar. Tenho um calendário em casa e um na mesa do trabalho, no qual planejo feriados, férias e viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *