Aproveitando o mês da Consciência Negra, falo neste post sobre um dos museus mais importantes de São Paulo: o Museu Afro Brasil.
O Museu Afro Brasil, ou simplesmente Museu Afro, fica dentro do Parque do Ibirapuera, o que faz dele um passeio bem rico no fim de semana, um combo de cultura + parque que rende um dia inteiro.
O acervo de milhares de peças reúne obras, pinturas, documentos e outros itens que datam desde o século 18. Desse modo, a coleção passeia por aspectos como história, cultura, religião e é uma aula prática da formação da identidade brasileira por meio da sua construção cultural negra e de matriz africana.
São objetos, fotos e itens que contam uma história, por vezes cheia de racismo, preconceito e violência. Se por um lado há documentos e paineis que nos dão uma aula de história e cultura, por outro há itens de tortura e castigo que nos lembram e conscientizam de todo o sofrimento e violência históricos pelos quais a população negra, maioria quantitativa do País, passou e passa.
Assim, o Museu Afro Brasil é uma aula de história e de consciência. Espere gastar no mínimo duas horas lá dentro. Para visitar com absoluta calma, de três e quatro horas não são uma má ideia.
Todos os caminhos levam a:
MUSEU AFRO
Onde: Parque do Ibirapuera, portão 10.
Quanto: R$15 a inteira, R$ 7,50 a meia. GRÁTIS às quartas-feiras.
Quando: de terça a domingo, das 10 às 17 hs (permanência até as 18 hs).
Site oficial: http://www.museuafrobrasil.org.br/o-museu/apresentacao
Ingresso online: aqui.