ATUALIZADO EM 01/11/2021
Com a pandemia por aí e a vacinação avançando em vários lugares, fica a pergunta: quais países estão aceitando brasileiros hoje?
As exigências diferem de um lugar para outro e podem mudar a qualquer instante. Assim como a pandemia é dinâmica, também são as regras de entrada nos países. Desse modo, encare este post como um informativo, mas caso pense em viajar para qualquer dos destinos abaixo, sempre confirme e se informe antes. Afinal, atualizações e mudanças ocorrem a todo momento.
Entrada livre
Por entrada livre, leia-se: não é necessário estar vacinado ou fazer teste PCR antes da viagem.
O México entra aqui: o país está de portas abertas, sem necessidade de vacina específica, PCR ou quarentena ao chegar em solo mexicano. O país é exceção, uma vez que normalmente é exigido teste de COVID, vacinação ou ambos.
A Costa Rica também abriu suas portas recentemente e faz companhia ao México. Entretanto, apesar de não exigir vacina ou teste PCR, é necessário seguro viagem com cobertura contra a COVID e o preenchimento de um formulário específico (acesse neste link).
Entrada com Teste PCR Negativo
Nesta turma entram os países que exigem teste PCR negativo contra COVID, mas não há exigência de vacinação (ainda). Países nos quais os brasileiros podem entrar somente com o teste negativo para COVID:
- Aruba
- Colômbia
- Croácia
- Curaçao
- Dubai
- Portugal
- República Dominicana
Entretanto, se for pensar em viajar para algum destes países, consulte as condições específicas e exigências de cada um. Para os Estados Unidos, basta o PCR negativo para brasileiros, desde que você faça quarentena de 14 dias em outro destino, antes de entrar nos EUA.
Muitos brasileiros estão escolhendo o México, por exemplo, para esta finalidade. Você vai para o México, passa duas semanas lá, faz o teste PCR 72 horas antes de embarcar para os Estados Unidos e aí está habilitado a entrar no país.
Já Aruba, além do PCR negativo, exige do viajante um seguro específico contra a COVID.
Assim, caso tenha interesse em algum desses países, procure se aprofundar nas exigências específicas, as quais mudam de uma hora para outra.
Entrada com vacinação completa
Uma vez com a vacinação completa, os brasileiros podem acessar os seguintes países:
- Alemanha
- Argentina
- Canadá
- Chile
- Espanha
- Estados Unidos
- França
- Holanda
- Inglaterra
- Islândia
- Maldivas
- Peru
- República Tcheca
- Suíça
- Uruguai
Todas as vacinas dadas no Brasil já são reconhecidas pela OMS. Isso é relevante, porque há países que adotam diferentes critérios: só aceitam vacinas autorizadas por determinados consórcios, aceitam qualquer vacina reconhecida pela OMS e por aí vai.
Com o tempo, a tendência é que todas as vacinas passem a ser aceitas em todos os lugares. Por enquanto, ainda há algumas restrições e cuidados a se tomar para não fazer confusão na hora de planejar uma viagem.
Dos países acima, Espanha, Estados Unidos, Islândia, Holanda, Suíça e Maldivas aceitam a entrada de brasileiros com qualquer vacina reconhecida pela OMS. Ou seja, não importa qual vacina você tomou: ela habilita você a viajar para qualquer um destes destinos.
Alemanha, Canadá, França e República Tcheca ainda não aceitam a Coronavac, aceitando as demais vacinas como válidas para permitir a entrada de brasileiros. No caso da França, entretanto, duas doses de Coronavac + uma dose de reforço com a Pfizer habilitam o viajante a entrar no País.
Se resolver viajar para qualquer destes destinos, vale se informar da necessidade de exame PCR: para as Maldivas, por exemplo, é necessário vacina + exame PCR feito até 96 horas antes de chegar.
Portugal aceita brasileiros, desde que seja feito o teste negativo. Crianças até 11 anos de idade estão dispensadas do teste. Como Portugal está sempre atualizando as regras, sempre verificar as exigências atualizadas, caso você decida ir pra lá. 😉
Cuidado com as conexões
Mesmo que você resolva encarar um dos destinos acima, tenha muito cuidado com eventuais conexões: se o País da conexão não permitir trânsito internacional, você pode acabar perdendo a sua viagem. Assim, preste atenção ao destino, mas também a lugares de eventual parada.
Possivelmente você sentiu falta de algum dos nossos hermanos nesta lista. Pois é, Argentina, Chile e Uruguai ainda não estão de portas abertas para o turismo. O Uruguai sinalizou uma reabertura em novembro, então vamos aguardar.
Importante lembrar que esta lista de quais países estão aceitando brasileiros é dinâmica: no momento da sua leitura, pode haver mais ou menos países nesta lista. Tentarei mantê-la atualizada, ok? Mas repito: se for viajar, aprofunde-se para saber de todas as exigências do seu destino.
E você, já está pensando em viajar para fora do Brasil? Deixa aqui nos comentários!