Uns dizem que Barcelona rivaliza com Paris e Roma, por ser uma cidade cheia de atrações interessantes e belezas inesquecíveis. Disputas à parte, devo confessar, Barcelona tem muito a oferecer ao turista que busca ver e experimentar novas sensações. Trata-se, antes de tudo, de uma cidade marcada pela arte – modernismo – de Gaudi e outros que ali deixaram obras marcantes e diferentes de tudo o que você já viu.
Acaso você já viu uma igreja católica parecida com a Sagrada Família?
Barcelona, capital da Região da Catalunha, é uma cidade cheia de personalidade, que possui idioma próprio (o catalão) e está localizada às margens do mar mediterrâneo, o que a torna também uma cidade praiana, com toda a descontração e leveza que o mar pode trazer aos habitantes dali. Por isso, é também uma cidade bem jovial e cheia de bares de tapas.
Fiz um roteiro de 4 dias pensando naquilo que vi e visitei quando estive em Barcelona. Lembro que os dias passaram rápido, e parece que muita coisa ficou pra trás, ainda por ver. De um lado, grandes monumentos à arte, de outro, uma cidade cheia de detalhes, história e sutis manifestações artísticas.
Para seguir pela rota modernista, em Barcelona, há ladrilhos decorados nas calçadas da cidade sinalizando onde encontrar as principais obras. Para saber mais, clique AQUI.
__Dia 1__
Passeio por La Rambla
La Rambla é a avenida mais popular de Barcelona, que vai da Praça da Catalunha ao Monumento à Colón (Dedicado a Cristóvão Colombo). Esta é a principal Rambla, pois existem outras, já que esta é uma característica da cidade, isto é, possuir canteiros largos para pedestres com ruas nas laterais. Bem arborizada, la Rambla possui um calçadão no centro, com vários cafés, bares de tapas (petiscos), floriculturas, conjugando vários símbolos da cidade ao longo de 1,2 Km.
Passear pela Rambla é como ir se situando e vendo a dinâmica da cidade. Ao percorrê-la, não deixe de ver o mercado de La Boqueria e a Praça Real.
Mercado de La Boqueria
O Mercado de La Boqueria é o mais antigo da cidade, e é muito visitado pelos turistas, porém mais interessados em tirar belas fotos do que de fato comprar as belas frutas expostas. Se bem que, às vezes, uma coisa leva à outra.
Almoço no Les quinze Nits (Praça Real)
A Praça Real é um dos pontos em que você não pode deixar de conhecer ao visitar Barcelona. É uma praça bem charmosa, com vários restaurantes e onde costuma ter alguns músicos e um clima bem agradável. Almoçamos no Les quinze nits, mais pela localização do que pela comida. Mas foi boa a comida, o preço razoável, o atendimento dentro da média. Para saber mais, clique AQUI.
Palácio da Música Catalã
Uma sala de concerto única, pensada e projetada dentro da concepção modernista. Para aqueles que são realmente amantes de música, vale fazer o tour guiado. Se não é o seu caso, considere passar em frente, tirar uma foto e seguir pelo roteiro do dia.
Arco do Triunfo
Diferente de outros arcos de triunfo presentes em famosas cidades, que geralmente ressaltam feitos militares, o arco do triunfo de Barcelona, inaugurado para a Exposição Universal de 1888 (a entrada para a exposição era feita através do arco), tem o propósito de valorizar as conquistas artísticas e científicas da humanidade. É um belo arco, com detalhes que valem um olhar mais demorado.
Parc de la Ciutadela
Maior parque da cidade, também foi construído para a Exposição Universal de 1888. Dentro do parque está localizado o Parlamento da Catalunha e vários pontos de interesse, como a Cascata do parque (foto esquerda) e o lago para aluguel de barquinhos (foto direita). Sim, fizemos o passeio de parquinho e por ele foi possível tirar fotos de ângulos diferentes.
__Dia 2__
Visita ao Parc Guell
Um dos maiores símbolos da cidade, o Parc Guell parece uma vila dos Smurfs, dada a arquitetura alegre e colorida. Embora seja um parque grande, as obras icônicas de Gaudi estão logo na entrada e são realmente admiráveis. Não deixe de visitar. Para saber mais os pontos de interesse do parque, clique AQUI.
Lanche rápido na Guelly Sanduíches
Se estiver visitando o parque e quiser fazer um bom lanche, temos uma boa dica: Guelly Sanduíches. Para saber mais clique AQUI.
Visita ao Hospital de Santa Cruz e São Paulo
Sim, você leu certo, trata-se de um antigo hospital, mas que já foi desativado. O lugar é um oásis de belas construções permeadas de jardins e laranjeiras. É uma visita diferente, pra descansar, relaxar e descobrir que até os hospitais podem ser bonitos e únicos. Para saber mais, clique AQUI.
Andando por La Barceloneta
Barcelona, com margens para o mediterrâneo, tem várias praias, sendo La Barceloneta a mais popular e atrativa para o turista. Vários serviços como aluguel de bicicletas e cadeiras de praia, duchas e restaurantes estão presentes no local. Ande pelo calçadão e molhe os pés nas águas do mar mediterrâneo =)
__Dia 3__
Visite a Sagrada Família
Simplesmente, algo sem paralelo, que ainda está em construção e merece uma visita demorada e que deixará qualquer um cheio de encantamento. A Sagrada Família é o ponto máximo de uma visita a Barcelona. Reserve seu ingresso, escolha o horário da manhã e aproveite o sol do meio-dia para ver luzes filtradas pelos vitrais. Para saber mais, veja nosso post completo AQUI.
Almoço em Los Caracoles
O melhor restaurante que tivemos a oportunidade de conhecer em Barcelona. Várias opções no menu, preço justo, próximo da Praça Real. Para saber mais, clique AQUI.
Tarde livre
__Dia 4__
Visita ao Castelo de Montjuic
Fomos ao Castelo de Montjuic, porque gostamos de ver a cidade de cima. A subida ao Castelo se faz por funicular, que estava bem tranquilo no dia em que fomos. Todo o trajeto é um passeio agradável e a vista lá de cima, seja da cidade seja da marina é bem contemplativa.
Fonte mágica de Montjuic
Uma parte linda de Barcelona, ao lado do Castelo de Montjic, e que vale muito a pena ser vista. No alto, imponente, o Museu Nacional de Arte Catalunha, que não chegamos a fazer a visita, mas que deve ser bem interessante.
Lanche na Praktik Bakery – um hotel-padaria
Uma opção diferente para um lanche natural em um hotel-padaria. Ficava perto do hotel em que ficamos hospedados. Para saber mais, clique AQUI.
Visita à Casa Milá (La Pedrera)
Um edifício de apartamentos projetado por Gaudí, na plenitude do estilo modernista. A Casa Milá parece realmente uma pedreira, com suas formas arrojadas. O ápice do passeio é conhecer o terraço no horário próximo do pôr-do-sol, com as chaminés (foto esquerda) que mais parecem sentinelas, refletindo as melhores cores do dia.
Como Planejar Viagens
Como planejar uma viagem? Como estimar um orçamento? Como elaborar um roteiro? Neste livro, mostro como planejar desde o bate e volta para a praia até uma viagem para o exterior, de um modo simples e com exemplos práticos de orçamentos e de roteiros.
No final, você vai conseguir viajar melhor, em sintonia com seus interesses e sem gastar mais do que o necessário para isso. Adquira na Amazon neste link.
Sigam o Blog Todos os Caminhos nas redes: