Quando fomos para Arraial do Cabo, resolvemos fazer um bate e volta para Búzios, 40 km distante ou 1h e pouco de carro.
É deste bate e volta que nasce este roteiro de um dia. Búzios é uma cidade com uma vibe completamente diferente de Arraial. Esta aqui impressiona pelas praias maravilhosas; aquela, mistura o charme das praias ao charme das ruas, ideais para bater perna à noite.
Arraial é mais simples, Búzios é mais sofisticada. Cada uma tem a sua vibe, que vai agradar mais a um ou a outro, dependendo do gosto. Só conhecendo para saber qual delas vai te conquistar mais.
Bora lá.
Roteiro de 1 dia em Búzios
Vamos começar pelo começo: Búzios merece mais do que um dia? Com toda certeza. É um destino charmoso, pra voltar e curtir com vagar, de preferência fora de feriado, quando fica muito cheia. Assim, você pode cogitar tranquilamente uma viagem de mais dais para lá. Entretanto, se você está pelas redondezas e quer dar um pulo em Búzios, vem comigo.
Como chegar
O aeroporto mais próximo de Búzios fica em Cabo Frio (CFB). Hoje, essa opção é meio salgada, por não ter muitos voos. A opção mais comum, por enquanto, é voar para o Rio de Janeiro, para o Santos Dummont ou o Galeão, e alugar um carro para ir para Búzios.
Nós fizemos algo assim. Na verdade, passamos alguns dias no Rio de Janeiro, depois alugamos um carro e fomos para Arraial do Cabo. E de Arraial, fizemos um bate-volta em Búzios, que deu origem a esse roteiro.
De Arraial do Cabo a Búzios são quase 40 km, que são percorridos em 1 hora e 15 minutos ou pouco mais que isso. Se você partir do Rio de Janeiro, são 164 km, percorridos em pouco mais de 3 horas.
Onde se hospedar
Aqui o roteiro é de apenas um dia, de forma que hospedagem não é o foco. Entretanto, Búzios vale uns bons dias, de modo que fizemos um post com 7 hospedagens incríveis em Búzios, para todos os gostos e bolsos. Leia aqui.
Manhã e Tarde – praias
Chegamos pela manhã, partindo de Arraial e fomos dar um pulinho na praia. Não me lembro se fomos passear primeiro e depois almoçar (acho que foi isso) ou se já almoçamos de cara para depois passear.
Almoço – Bar e Restaurante do Pinguim
Nosso almoço foi em um restaurante simples, o Bar e Restaurante do Pinguim (Rua João Fernandes, 1484). O restaurante é providencial, pois foi o lugar que escolhemos para estacionar nosso carro e passear por ali. Ele está em um ponto ideal para começar a explorar a cidade.
O restaurante conta com uma comida simples e honesta, ideal para um almoço despretensioso. Há mesas internas e externas.
Partindo dali e descendo a pé sentido praia, teremos a Orla Bardot e a Rua das Pedras, à esquerda, e as praias, à direita.
Vamos começar pelas praias.
Praias de Búzios
Búzios tem mais de vinte praias e creio que ninguém teria a pretensão de esgotá-las em um roteiro de um dia.
Muitas praias de Búzios formam duplas, com nomes bem divertidos: Ferradura e Ferradurinha, Azeda e Azedinha. Fofo. 😛
Partindo do restaurante, você pode se dirigir à Praia da Azeda. Pouco mais de dez minutos a pé. Chegando nela, você vai se deparar com o Mirante da Azeda, uma escadaria que dá um visual privilegiado da praia e que também serve de acesso a ela.
Lá embaixo, você consegue pegar duas praias de uma vez: Azeda e Azedinha. Uma é continuação da outra, então não tem erro: você vai chegar na Praia da Azeda, de modo que basta caminhar a extensão de areia até o fim para chegar na Praia da Azedinha.
Se você quiser pegar mais praia neste canto, terá que fazer o caminho de volta e continuar à direita para chegar na praia João Fernandes que, adivinha? Tem dupla! João Fernandinho. 🙂
Com o tempo curto, uma opção mais interessante foi retornar em direção à Praia dos Ossos, mais próxima de onde estávamos estacionados. O legal foi que nos perdemos um pouco no caminho e nos embrenhamos nas ladeiras com as casas chiques de Búzios. A caminhada foi um passeio à parte!
Assim, caminhando, chegamos à Praia dos Ossos, cujo nome vem da atividade de caça às baleias que começou a ocorrer na cidade no século 18. As ossadas delas ficavam espalhadas na praia, daí o nome.
Os barcos são uma paisagem comum da Praia dos Ossos. As belas casas coloridas e bem conservadas são uma paisagem comum de Búzios.
Seguindo pela praia, você passará pela Igreja de Sant’Anna. Prosseguindo, você chegará à Praia da Armação. Basta seguir por ela para chegar à famosa Orla Bardot. Voltamos para pegar nosso carro (alugado) e deixar ele na orla, pra ficar mais fácil.
Na Orla Bardot há vários restaurantes e alguns monumentos bem interessantes. Preste atenção aos Três Pescadores, monumento com três estátuas (elas estão no mar) e, claro, não deixe de tirar sua foto na estátua da Brigitte Bardot e na estátua do Juscelino Kubitschek, ambas no calçadão.
O sol foi se pondo enquanto caminhávamos pela Orla Bardot. E sabe quem foi aparecendo? A fome. 😛 Assim, surgiu o ponto natural por onde nossa caminhada seguiu: a famosa Rua das Pedras.
Noite – Rua das Pedras e jantar com tango no San Telmo
Vários destinos de praia possuem belas praias pra passar o dia e um centrinho bacana pra bater perna à tarde e à noite, certo? Pois bem, a Rua das Pedras é o lugar de bater perna. É o lugar com maior concentração de restaurantes da cidade, bem como o lugar para quem quer curtir a noite em Búzios.
Depois da nossa longa caminhada, resolvemos pegar alguma coisa pra comer e escolhemos um café bem fofo chamado Maria Maria (Rua das Pedras, 151).
Café no Maria Maria
O Maria Maria Café é uma graça. Tudo extremamente bem feito e com um atendimento excelente.
Recomendo a torta de banana com chocolate (R$ 15, quando da minha visita) acompanhada de um espresso ou de um cappuccino. A taxa de serviço é de 10% e eles também servem salgados, caldos, sucos, sanduíches e chás.
Alimentados, seguimos nossa caminhada pela Rua das Pedras.
Rua das Pedras
Essa foto é no começo da noite, antes de a rua encher. E ela enche, já que todos os turistas batem ponto na Rua das Pedras e paralelas durante a noite.
Aqui a dica é caminhar por ela, pelas paralelas e pelas ruazinhas que se entrecruzam. Você vai achar de tudo por aqui, desde lojas de grife até lojas de lembrancinhas.
Para o jantar, escolhemos um lugar um pouco fora do frevo da Rua das Pedras. Fomos para lá a pé, mas o acesso é pela avenida, um pouco mais isolada e sem o frevo da Rua das Pedras. Se não se sentir seguro, não vá a pé (dica de paulistano desconfiado :P).
Qual lugar é esse? A Churrascaria Argentina San Telmo.
San Telmo Parrilla Restobar
A churrascaria San Telmo Parrilla Restobar (Av. José Bento Ribeiro Dantas, 799) nos brindou com um ambiente bacana, uma comida excelente e uma noite com apresentação musical de tango (só tocada, sem dança :P)
A entradinha com molho chimichurri servida antes das refeições estava sensacional, bem como a parmegiana. Vários pratos vêm em opções para uma ou duas pessoas e muitos vêm sem acompanhamento, de modo que a conta pode salgar um pouco mais aqui. Mas a comida é excelente e vale a pena.
Depois do restaurante, voltamos pela Rua das Pedras para a Orla Bardot e encerramos nosso dia em Búzios. Pegamos a estrada de volta para Arraial do Cabo, onde estávamos hospedados.
Outras opções
Como eu disse, aqui nos propomos a fazer um roteiro de um dia em Búzios, mas a cidade tem cartucho para oferecer mais dias ao turista, tranquilamente. Você pode cogitar ficar mais dias (veja nossas sugestões de hospedagem aqui) ou pegar passeios para incrementar o seu roteiro de um dia em Búzios.
Na cidade você vai encontrar passeios de escuna e de buggy que dão a oportunidade de conhecer mais praias da cidade. No nosso caso, mesmo estando de carro, optamos por caminhar bastante por Búzios, para ter esse contato com a cidade. Mas os passeios pagos podem ser uma forma de otimizar o seu dia, caso você prefira, ok?
Pretendo voltar em outra oportunidade à cidade, para se hospedar lá e poder sentir melhor tudo o que Búzios tem a oferecer. A minha impressão foi de que a cidade merece mais dias, mas fico feliz de ter passado esse dia lá, que valeu super a pena e deu origem a esse roteiro.
E você, já conhece Búzios? O que você acrescentaria a esse roteiro de um dia? Deixa pra gente aqui nos comentários! 😉