Roteiro de 3 dias em Madrid – Do óbvio ao surpreendente

Madrid é uma cidade muito agradável de se visitar, e talvez uma de suas maiores qualidades seja não ser muito turística. Ora, isso parece uma contradição, mas posso explicar. Se você procura uma cidade cheia de monumentos e cartões postais, certamente Roma, Paris ou Londres serão significativamente mais interessantes. Mas, se você já visitou estas cidades ou procura uma cidade que tem o charme de ser discreta, com um bom museu, praças agradáveis, um belo parque e bons cafés, então Madrid será uma ótima opção. Vale considerar também que Madrid possui interligação por trem a várias cidades bem legais de se fazer um bate-volta, como foi o nosso caso, já que tiramos 1 dia pra conhecer Ávila.

Dia 1️⃣

Gran Via

A Gran Via é uma das ruas principais de Madrid, sendo quase impossível conhecer a cidade sem passar por algum momento por ela. Ela começa na rua de Alcalá e termina na praça de Espanha. Há muitas lojas ao longo da via e uma área com grande concentração de teatros, o que faz este trecho ser chamado de Broadway madrilenha.

Ao percorrê-la, vale a pena observar:

  • Edifício Metrópolis, de bela e icônica arquitetura, na junção com a rua Alcalá;
  • Loja Primark, uma das maiores que já vi, tem de tudo um pouco e preços imbatíveis;
  • Cine callao, antigo cinema da década de 1920;
  • El corte inglês, de frente para o cine callao. No último andar existe uma praça de alimentação, com vários restaurantes (bons preços) e uma ótima vista da cidade.

Praça de Espanha

Ao fim da Gran Via temos a Plaza de Espanha, que tem como atração o monumento a Cervantes e a fonte do nascimento da água. É uma praça bem agradável pra se sentar em algum dos bancos e descansar um pouco, tirar umas fotos, ver a próxima parada.

Templo de Debod

O Templo de Debod é um monumento de um antigo templo egípcio que foi doado a Espanha pelo Egito. Uma ótima opção para ver o pôr-do-sol.

Palácio Real de Madrid

O Palácio de Madrid é a residência oficial do Rei da Espanha, embora o use mais para eventos e ocasiões de gala. Com 4318 quartos, é o maior palácio real de toda a Europa. Verdadeiramente o Rei mora no palácio Zarzuela, que é mais modesto.

Dia 2️⃣

Museu do Prado

O Museu do prado é o mais importante museu de toda a Espanha e um dos principais do mundo. Uma parada obrigatória para quem gosta de arte, pintura e escultura. O Museu possui uma vasta coleção de grandes artistas espanhóis, como El Greco, Velásquez, Goya, e muitos outros, além de mestres italianos, franceses e dos países baixos. É aquele tipo de museu que possui um acervo tão extenso, que o ideal é ter algumas obras em mente para ver.

Neste sentido, eu indicaria as seguintes obras de mestres espanhóis:

  • As meninas – Diego Velásquez
  • Adoração dos pastores – El Grego
  • A vindima, Goya
  • Anunciação, Fra Angelico

Parque El Retiro

Parque El Retiro, o principal da cidade, possui uma extensa área e vários pontos de interesse. Destaco dois que são imprescindíveis e que pena conhecer:

  • Monumento a Afonso XII e o grande lago;
  • Palácio de Cristal

Para saber mais, clique AQUI.

Loja Don Juego

Se você gosta de jogos e quebra-cabeças, ou pretende trazer um presente para alguém, ou está com crianças, não deixe de conhecer a loja Don Juego, que é uma joia nas proximidades do Parque El Retiro. Para saber mais detalhes, clique AQUI.

Estação de Madrid – Puerta de Atocha

A principal estação de trem de Madrid – Puerta de Atocha – inaugurada em 1851, é um belo edifício erigido essencialmente com ferro e vidro e possui como um dos grandes atrativos, um grandioso jardim topical interno com mais de 7000 plantas e 400 espécies.

Dia 3️⃣

Quilômetro Zero

O marco zero da cidade, de onde partem todas as ‘carreteras‘, e onde está a estação de metrô SOL, além de ser um grande ponto de encontro, possui a escultura do Urso, que é muito procurada pelos turistas. O nome da escultura é “Oso y el madrono“, isto é, o urso e o medronheiro, que é uma planta comum do mediterrâneo. A origem está no fato de que antigamente o urso era um animal abundante nas colinas próximas de Madrid. Por isso, o urso acabou se tornando um dos símbolos da cidade e você perceberá isso na quantidade de souvenirs com ursos estampados em camisas, canecas, etc.

Plaza Mayor

A Plaza Mayor, a principal de Madrid, é um dos símbolos da parte mais antiga da cidade, e está cercada de edifícios pelas quatro laterais. Algumas lojas de souvenirs, com lembrancinhas mais elaboradas você encontrará nas lojas dessa praça. Foi aí que comprei um boneco pra ficar na estante de Dom Quixote.

Mercado de San Miguel

O Mercado de San Miguel merece uma visita, mesmo que você não vá comprar nada. Inaugurado em 1916, hoje é um mercado gastronômico com oferta de várias iguarias, desde presunto ibérico, queijos da região de castela, vinhos, etc.

Chocolateria San Ginés

E, se você chegou até aqui, não deixe de conhecer, em sua visita a Madrid, a Chocolateria San Gines, que tem no seu cardápio o melhor chocolate quente com churros da cidade. Certamente um dos melhores que já experimentei, juntamente com outro que existe em Sevilha. Para saber mais, clique AQUI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *