O Teatro Mariinsky (Мариинский театр em cirílico, alfabeto russo), é o mais tradicional teatro de São Petersburgo e rivaliza com outro teatro russo, este de Moscou, do qual você provavelmente já ouviu falar: o Teatro Bolshoi.
O Mariinsky é casa de um dos balés mais reconhecidos e tradicionais do mundo. Dessa forma, quando você vai à Rússia, assistir a um balé no Mariinsky ou no Bolshoi é um baita programa.
Teatro Mariinsky
Inaugurado em 1783, o Mariinsky já é um senhor de mais de 200 anos, que viu em seus palcos estreias de nomes como Tchaikovsky e Rimsky-Korsakov.
“Quem são esses aí?”
Os nomes russos podem soar estranhos aos ouvidos, mas talvez você já tenha ouvido Tchaikovsky, mesmo que não saiba. O Lago dos Cisnes e o Quebra-nozes estão entre os clássicos geniais compostos pelo autor.
Abaixo, um pequeno trecho do Lago dos Cisnes.
Como assistir a um espetáculo no Mariinsky
Para assistir a um espetáculo no teatro, recomendo comprar os ingressos pelo site oficial deles com antecedência, bem antes da viagem. Vale checar toda semana a abertura de ingressos pros espetáculos, porque eles são concorridos.
Assisti justamente ao Lago dos Cisnes lá, e valeu cada centavo.
Se puder ver um dos clássicos balés russos, é uma baita atração. Mas o teatro apresenta também óperas e outros tipos de espetáculo, então cabe ver o que há disponível quando da sua visita por lá.
Pra você ter uma ideia de preços, na data em que escrevo este post, a ópera Turandot está sendo apresentada lá. O ingresso mais barato custa 1600 rublos, algo em torno de 120 reais.
Roupas
O Mariinsky é um teatro tradicionalíssimo, que recebe visitas de russos e turistas. Se puder, dê preferência a algo um pouco mais formal para ir assistir a um espetáculo: uma camisa, roupas mais sóbrias, vestido para as mulheres são boas ideias, pois boa parte do público traja ternos ou vestidos longos.
Não é necessário exageros ou extrema formalidade, mas evite ir de bermuda ou regata, por exemplo.
Nossa visita
A título de curiosidade, fica um bônus: como foi a nossa visita.
O teatro ficou marcado para o nosso dia de chegada em São Petersburgo. O balé seria representado às 19 horas. Estávamos ainda nos ambientando na cidade, de forma que saímos correndo para chegar ao teatro a tempo e ainda chegamos um pouco atrasados.
Os russos têm uma certa fama, logo pensei “não nos deixarão entrar após o início da peça”.
No caminho, um turista nas proximidades do teatro, claramente chateado, nos viu indo rumo ao Mariinsky e perguntou se tínhamos ingressos, pois ele compraria. Ele falou o preço que estava disposto a pagar, mas dissemos que não tínhamos interesse.
Chegamos ao teatro com quase dez minutos de atraso e uma senhora permitiu a nossa entrada e nos levou a nossos lugares. Foi uma correria, mas no final deu certo. Assim, é por isso que eu sempre digo pra evitar marcar coisas com horário para o dia da chegada em um novo destino.
No intervalo da peça, comemos no café do teatro. Pasmem: entre as opções de lanchinhos, caviar! Ali percebemos que estávamos, de fato, na Rússia! A peça durou mais de 3 horas com o intervalo e, quando saímos, mais de dez da noite, o céu ainda estava claro como dia. Estávamos perto das Noites Brancas, de Petersburgo, onde quase não há noite.
A propósito, depois eu fiz as contas da oferta que o turista desolado tinha feito: ele compraria por mais de 2 mil reais o meu ingresso, no qual eu gastei pouco menos de 300 reais.
Você venderia?
Todos os caminhos levam a:
TEATRO MARIISNKY
Site Oficial: https://www.mariinsky.ru/en/
Obs: há mais de um prédio do teatro. Sempre verificar em qual deles acontecerá o espetáculo.