Uma viagem para Mendoza não pode deixar de fora um passeio pela vinícola Chandon. O motivo é muito simples: mesmo que você já tenha feito tour e degustação em muitas vinícolas, quiçá em vários países, será diferente e único fazer um passeio numa vinícola que se dedica à produção exclusiva de vinhos espumantes. Sim, se o vinho já é uma bebida cheia de boas históricas, cultura e requinte, para os espumantes, o glamour e a sofisticação falam ainda mais alto.
Visitamos a Chandon de Mendoza no nosso último dia de viagem. Havia uma certa correria, pois dali seguiríamos para o aeroporto, as malas estavam no carro, enfim… mas, felizmente, o ambiente acolhedor e a beleza do lugar, assim como o bom atendimento, trouxe uma certa tranquilidade para as últimas taças de vinho em Mendoza.
A bodega Chandon

Fundada em 1959, a Bodega Chandon de Mendoza está localizada em Lújan de Cuyo (30 minutos de carro do centro de Mendoza), perto de outras importantes vinícolas também. O lugar é belíssimo, com decoração que faz lembrar de suas origens francesas. A fama da Chandon é grande em todos os cantos do mundo, e talvez por isso, esta tenha sido uma das bodegas mais movimentadas que visitamos, com brasileiros para todos os lados. Inclusive, uma das atendentes no balcão era brasileira, o que facilitava a comunicação para alguns visitantes.


Quando chegamos, a movimentação de turistas era grande. Estava próximo do horário do almoço, e este é um dos pontos altos da bodega, que possui um almoço com degustação em 4 passos harmonizados com diferentes espumantes. Porém, é preciso fazer reservas antes para ter lugar nesta degustação. Os lugares são concorridos, acredite.
No nosso caso, não planejamos almoçar no local. Queríamos apenas o tour com degustação ao final. Mas, uma opção intermediária, e que gostamos foi a proposta do piquenique, que falo mais adiante.
Tour e degustação

O tour foi bem interessante, direto e com boas histórias pelo caminho. Primeiro, falou-se do desafio de trazer uma unidade francesa da Chandon para as distantes terras de Mendoza, bem como produzir e exportar vinho dali para o mundo. Depois, já entramos nas frias caves e as histórias e métodos de produção, engarrafamento, etc. É diferente do vinho comum, e pela presença da Chandon no mundo e ao longo da história (desde 1743 na França), tudo ganha contornos mais verdadeiros.

Após a aula básica sobre as peculiaridades do vinho espumante, saímos para os jardins onde foi servido a degustação de 3 tipos diferentes de espumantes da casa. Sol e espumantes gelados, uma combinação perfeita!

Piquenique

O piquenique foi uma boa opção para um ‘almoço’ leve e com outras harmonizações. A tábua de queijos, embutidos e pães é bem servida para dois, e é acompanhada também de empanadas.
Saímos dali para o aeroporto com boa recordações na memória e um adieu cheio de borbulhas. O vinho é mesmo uma bebida mágica!
Todos os caminhos levam a:
Onde: Ruta 15 Km 29, Agrelo, Lújan de Cuyo – Mendoza
Quando: De segunda a segunda-feira, das 9h às 18h
Reservas: centrodevisitas@chandon.com.ar
3 pensamentos em “Tour e piquenique na bodega CHANDON de Mendoza”
olá, gostei do post, mas senti falta de informações sobre os preços. Você pode me passar?
Olá, Livia, obrigado pelo comentário! Como já faz algum tempo que o Ari foi lá, o preço estaria desatualizado, mesmo que colocássemos agora.
Sugiro entrar em contato diretamente com a bodega pelo email centrodevisitas@chandon.com.ar para confirmar o preço atualizado, ok?
Um grande abraço!