Guia Liverpool, Inglaterra

Liverpool rima com Beatles. Terra natal do quarteto de rock mais famoso do mundo, a cidade tem atrativos vários para os fãs da banda. E se você nem tá aí pra Beatles, vale a visita?

Mathew Street, em Liverpool

Minha resposta mais honesta é: depende.

Liverpool

Se você estiver cogitando ir a Liverpool, eu suponho que você esteja planejando uma viagem para Londres. Bem, se você tiver poucos dias na Inglaterra e não for fã de Beatles, acho mais interessante concentrar sua viagem na capital. Agora, com mais dias disponíveis a história pode mudar. ainda que você não seja beatlemaníaco.

Continue comigo!

 

Como chegar

Estação de trens Liverpool Lime Street

Estação de trens

Liverpool é conectada a Londres por trilhos ou por estradas. O trem é o meio mais rápido: a viagem leva entre duas horas quinze duas horas e meia. Por ônibus, são 5 horas da capital inglesa até a terra natal de John, Paul, George e Ringo. Você pode comprar as passagens de trem no site da Virgin, neste link. As companhias Megabus e National Express fazem o trajeto de ônibus. Minha dica: usem o site GO EURO para comparar as tarifas entre os meios de transporte para as datas pretendidas.

 

Onde ficar

Gatinho simpático do hostel Hatters

Gatinho simpático do hostel Hatters

Fiquei no hostel Hatters e minha avaliação sobre eles é mediana: quando cheguei, a cama supostamente minha já estava bagunçada e ocupada por alguém. Duas trocas depois, o problema foi resolvido. Por outro lado, o staff é bem simpático, o lugar é descoladinho e a localização é boa. Possuem lavanderia básica paga à parte e no esquema faça você mesmo. Ademais, o hostel tem um gato simpático e instalações boas. Se estiver procurando ambiente de hostel e preços razoáveis, é uma opção (reserve pelo booking neste link).

Você pode procurar outras opções no booking, neste link. Reservando pelos links você não paga nada mais por isso e o blog ganha uma pequena comissão, que nos ajuda na manutenção do site. 😉

 

O que fazer

 

1. Albert Dock, a região das docas de Liverpool

Royal Albert Dock em Liverpool

Royal Albert Dock

Life goes on day after day. Hearts torn in every way

So ferry ‘cross the Mersey ‘cause this land’s the place I love and here I’ll stay”

Gerry and the Pacemakers

Liverpool é uma cidade margeada pelo Rio Mersey. Esse trecho da música de 1965 da banda Gerry and the Pacemakers faz alusão aos ferryboats que cruzam o rio. Bem, sendo a cidade banhada pelo Rio Mersey, nada como conhecer o Albert Dock, a região das docas.

O lugar é indispensável em Liverpool. É um conjunto de prédios no estilo de armazéns, à beira do Rio Mersey, que une museus, atrações turísticas e opções gastronômicas. Era uma área decadente que foi revitalizada e ficou simplesmente sensacional. Há vistas lindas para o rio e para a arquitetura de Liverpool que já valem o passeio. O acesso ao Alber Dock é gratuito e, é claro, ele possui atrações pagas. Algumas coisas que você encontrará lá:

Estátua dos Beatles: uma estátua dos Beatles em tamanho aumentado pra fazer aquela foto bacana. Fica em um dos extremos do Albert Dock, a céu aberto, ou seja, GRATUITO.

Estátua dos Beatles em Liverpool

Wheel of Liverpool: ali pertinho, a roda gigante de 60 metros de altura pra aqueles que curtem ver a cidade do alto. Não fui nessa atração, mas ela ficou bem bacana nas minhas fotos, ainda mais à noite, quando ela fica iluminada. Atração paga.

Wheel of Liverpool

Museu dos Beatles: museu da banda para você imergir na história do quarteto. Como eu fiz o Beatles Tour (falarei sobre ele abaixo), acabei não visitando o museu, mas apenas a lojinha deles, que tem entrada independente. Pra entrar na loja, GRÁTIS. Pro museu, o acesso é pago.

Museu dos Beatles Liverpool

Merseyside Maritime Museum: como você provavelmente adivinhou, é um museu de temática marítima. Entrada GRATUITA.

Merseyside Maritime Museum Liverpool

Tate Liverpool: galeria de arte com entrada GRATUITA, exceto para exibições especiais.

 

2) Ir à Mathew Street e ao Cavern Club

Cavern Club Liverpool

Aqui começamos a ficar mais Beatles. É na Mathew Street que fica o Cavern Club, e eu digo que a visita vale demais, para fãs de Beatles e para não fãs também. O Cavern é um ícone de Liverpool e já tem post no blog sobre ele, o qual você pode ler NESTE LINK.

 

3) Fazer um Beatles Tour

My Bonnie, o táxi simpático

My Bonnie, o táxi simpático! “My Bonnie lies over the ocean ♪”

Esse eu recomendo especificamente para fãs de Beatles. São 55 libras (preço de 2019) por um tour em um black cab, aquele táxi preto que é símbolo especialmente em Londres. No tour você é levado à frente das casas em que cada integrante da banda morou, além de locais icônicos das músicas dos Beatles, como a barbearia Penny Lane, o lugar onde ficava o orfanato de Strawberry Fields, entre outros.

O guia conta várias histórias interessantíssimas sobre a banda e os locais visitados, prato cheio para fãs. Durante o passeio, vão rolando músicas da banda no som do carro simpático. O ponto negativo: ainda não há tour em português ou espanhol, somente em inglês. O preço é pelo tour, então se você estiver em um grupo de cinco pessoas, por exemplo, acaba saindo 11 libras pra cada.

Casa onde o John Lennon cresceu

Casa onde o John Lennon cresceu

Eu fiz o Epstein Tour, o mais simples deles, com duração de duas horas. Você pode ver preços, duração e detalhes dos demais tours neste link.

Outra opção de tour é o Magical Mistery Tour, um tour de ônibus que passeia por vários lugares ligados à história da banda, com algumas paradinhas para fotos (diferente do tour com o táxi, ele não para em todos os locais. O Viaje na Viagem tem um post legal que fala sobre este e outros passeios ligados aos Beatles, o qual você pode ler neste link.

 

4 ) Ver um jogo do Liverpool

THIS IS ANFIELD! Para fãs de futebol, há duas opções: a) assistir a um jogo do Liverpool, se o time jogar em casa quando da sua estadia na cidade; ou b) fazer uma visita ao Anfield, estádio do time. Para assistir a um jogo vale se planejar com antecedência, porque quem acompanha a Premier League pode notar que a casa sempre está cheia. Se você estiver planejando assistir a um jogo, recomendo a leitura do post do Londres para Principiantes NESTE LINK. Já as visitas ao estádio são pagas podem ser reservadas no site oficial, NESTE LINK.

 

Onde comer em Liverpool

Pub em Liverpool

Já falei mais de uma vez dos pubs da Rede Wetherspoons, verdadeiros coringas no Reino Unido, bons e normalmente mais em conta comparados a outros pubs. The Richard John Blackler (1 – 2, 53 Great Charlotte St.) é o nome do pub da rede que eu frequentei em Liverpool e ele fica numa região bem central, próximo à estação de trens Liverpool Lime Street.

Um coringa interessante é o shopping Liverpool ONE (fica no número 5 da Wall St), com várias opções gastronômicas para diversos orçamentos. Tem um restaurante do Pret a Manger lá, por exemplo (leia sobre o Pret a Manger NESTE POST).


Espero que tenha gostado! Este mini guia está longe, muito longe de abarcar as principais atrações da cidade, quanto mais esgotá-las. É apenas um norte inicial para guiar sua visita. Passei dois dias em Liverpool e gostei bastante da cidade, não obstante um incidente bem chato que eu presenciei em uma das noites lá (leia aqui). Mas como precauções são necessárias em qualquer viagem, não deixe isso desestimular a sua visita a essa cidade super bacana, bonita e indispensável para fãs de Beatles!

Sou servidor público, paulistano e fã de Beatles. Viajar me dá motivos para escrever e escrever me dá desculpas para viajar. Tenho um calendário em casa e um na mesa do trabalho, no qual planejo feriados, férias e viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *