Centro Histórico de São Sebastião

Centro Histórico de São Sebastião

O Centro Histórico de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, é uma preciosidade a ser apreciada com uma boa e agradável caminhada. Muitos destinos litorâneos de São Paulo reservam belas praias para o turista, mas não são todos que contam com predinhos do século 17.

História de São Sebastião

Antes dos portugueses chegarem por aqui, a região onde hoje fica São Sebastião era ocupada por índios Tupinambás e Tupiniquins. A Serra de Boiçucanga dividia o território entre eles.

Centro Histórico de São Sebastião

Nos idos de 1600, portugueses vieram da vila de Santos para São Sebastião, em busca de novas terras para cultivar cana-de-açúcar. Com a povoação portuguesa na região, São Sebá se tornou uma vila com o nome pelo qual a conhecemos hoje.

O status de vila também é considerado a data de fundação da cidade: 16 de março de 1636. Em 20 de abril de 1875, a vila se emancipou e alcançou o status de cidade.

Centro histórico de São Sebastião

Assim, o Centro Histórico de São Sebastião tem uma peculiaridade interessante: ele fica coladinho na rua da Praia, de modo que o mar estará de um lado e o centro com seus predinhos, do outro.

Centro Histórico de São Sebastião
Casa Esperança

Andando pela Rua da Praia você já verá diversos prédios que dão a tônica do Centro Histórico. O mais emblemático deles é a Casa Esperança, tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Com seus tons de marrom terra sobre branco, o casarão se volta para a orla, de um lado e para o interior do centrinho, pelas suas costas.

Centro Histórico de São Sebastião

Não fique somente na Rua da Praia. Caminhe em zigue zague pelas ruazinhas centro adentro e você vai se deparar com uma casa mais colorida do que a outra. Algumas delas extremamente bem conservadas.

Igreja Matriz

Na sua caminhada você vai se deparar com a Igreja Matriz, com sua arquitetura do século 19 e seu tom de amarelo que dá a ela aquele jeitinho de igreja interiorana. Seguindo a caminhada, a Capela de São Gonçalo, na própria rua Sebastião Silvestre Neves, abriga o Museu de Arte Sacra da cidade.

Centro Histórico de São Sebastião

Durante a caminhada você vai perceber vários estabelecimentos dentro dessas casinhas simpáticas: cafés, sorveterias, hamburguerias, pizzarias.

O Hostel Central é icônico, localizado em um prédio super bacana por ali.

Caminhe conosco:

E você, já passeou pelo centrinho de São Sebastião? Conta pra gente nos comentários!

Sou servidor público, paulistano e fã de Beatles. Viajar me dá motivos para escrever e escrever me dá desculpas para viajar. Tenho um calendário em casa e um na mesa do trabalho, no qual planejo feriados, férias e viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “Centro Histórico de São Sebastião”