O Museu do Amanhã é uma das atrações culturais mais famosas do Rio de Janeiro. Localizado em uma área que foi totalmente ressignificada, ele chama a atenção pela arquitetura ousada e entretém com seu acervo interno de alta qualidade.
Faz uma dobradinha perfeita com o Mural Etnias, que fica pertinho dele.
Sugestão de leitura: Mural Etnias no Rio de Janeiro
Um pouco de planejamento pode ser útil para visitar o museu com mais tranquilidade, sem perder horas na fila que pode ser extensa e demorada.
Vem comigo.
Museu do Amanhã
O Museu do Amanhã tem uma pegada muito forte no sentido de sustentabilidade. Ele olha para o passado e para o presente de forma a moldar as possibilidades do futuro, tudo isso utilizando imersão e tecnologia.
É um Museu de Ciências com ênfase na inovação, nos avanços científicos e na situação do nosso planeta. Situação em termos de vida, de quão bem ou quão mal nosso planeta está. É um dos museus mais novos do Rio, inaugurado no finzinho de 2015, para entrar no circuito turístico das Olimpíadas de 2016.
Apesar de novo, o museu já desponta como um dos principais da cidade e como uma das atrações turísticas obrigatórias para quem está passeando pelo Rio de Janeiro.
Como Visitar
Você pode comprar o ingresso na hora? Sim. Entretanto, recomendo a compra antecipada pelo site do Museu do Amanhã. Isso porque é um museu que quase sempre tem fila demorada na entrada.
A prioridade são os ingressos comprados pela internet, que possuem hora marcada. Lá na hora são oferecidos uns poucos ingressos por hora, por isso as filas. Há um limite de pessoas dentro do museu, para manter a qualidade da visitação pelos diversos ambientes.
Assim, compre o ingresso pela internet, escolha o melhor horário e vá com a visita garantida. Se você deixar para comprar lá, pode ficar horas esperando e, ainda assim, não tem a garantia de conseguir entrar, pois os ingressos na porta são limitados e escassos.
A visitação é gratuita às terças feiras. E sabe por que eu estou contando isso: justamente para você evitar ir lá em uma terça feira. As filas são absurdas, quilométricas, se serpenteando de forma inacreditável pela Praça Mauá. Então evite. Pague os 26 reais + a taxa de conveniência pelo site e poupe a perda de tempo.
Se o orçamento estiver curto e você quiser aproveitar o museu em dia gratuito, vá o mais cedo possível.
Como chegar
Recomendo ir ao museu de VLT. É a forma mais divertida, de longe. Desça na Parada dos Navios/Valongo para dar de cara com o sensacional Mural Etnias do fantástico Eduardo Kobra. Se quiser curtir primeiro o mural, faça fotos por ali e aproveite.
Dois programas sensacionais em uma tacada só.
Todos os caminhos levam a:
MUSEU DO AMANHÃ
Onde: Praça Mauá
Quanto: ingresso pela internet custa 26 reais + 3,25 de taxas e encargos (preço em 2021)
Quando: com a pandemia, verificar funcionamento do museu
Site oficial: https://museudoamanha.org.br/pt-br