Óbidos – a charmosa vila medieval portuguesa

Óbidos é uma pequena vila medieval de Portugal que remonta ao ano de 1195, data de sua fundação. É uma boa opção para quem deseja fazer um bate e volta a partir de Lisboa, já que fica a 85 Km da capital (seguindo pela A8), o que dá por volta de 1h20 de carro. Motivos para conhecê-la? Há muitos!

Casas caiadas e detalhes coloridos fazem o charme dessa vila, bem como, a muralha e o Castelo.

A vila é um típico burgo medieval, formado por casas caiadas (pintadas de branco) com uma muralha que o circunda, e um Castelo declarado uma das sete maravilhas de Portugal. Tudo bem preservado, sendo possível caminhar sobre a muralha e ter vistas esplendidas lá de cima.

O que fazer neste pequeno Vilarejo? Caminhar pelos 500 metros que ligam o início (Porta da Vila) e o fim (Castelo de Óbidos) pela via principal, a Rua Direita. Parece pouco, mas devo dizer que não é. Há muita coisa pra se ver e o motivo podemos justificá-lo na história.

Ocorre que no distante passado de reis e rainhas, Óbidos sempre foi dada pelos reis como presente para as rainhas, começando a tradição quando D. Diniz a deu para a Rainha Isabel, costume este seguido pelos reinados seguintes, de forma que o povoado sempre recebeu atenção e recursos vindos da coroa.

Portal da Vila

Porta da Vila – detalhes em azulejos portugueses

É a porta de entrada do vilarejo, como parte integrante da Muralha. Forma uma Capela dedicada a Nossa Senhora da Piedade, sendo um arco revestido de azulejos e com a temática da paixão de Cristo. É simples e incrivelmente belo.

Rua Direita – lojinhas e restaurantes

A rua principal de Óbidos possui várias lojinhas de artesanato e souvenires, alguns dedicados a cerâmicas que vale a pena conhecer, além de restaurantes e pontos atrativos. Vale destacar a Praça de Santa Maria, onde temos o pelourinho e a Igreja de Santa Maria, que possui um interior todo revestido de azulejos.

Praça de Santa Maria

Esta também é a rua onde você tem várias opções para tomar a Ginja, licor típico do local e que custa 1,5 euros. O mais tradicional é tomar no copinho de chocolate.

Mas, se estás a procura de um café, a minha sugestão é o Nata Lisboa, ao final da Rua Direita.

Livrarias

Além disso, este pequeno vilarejo é considerado pela UNESCO como cidade literária, e de fato você irá ver muitas livrarias localizadas na vila.

Destaque para duas delas, a Livraria do Mercado Biológico, que mistura livros e produtos naturais (legumes, frutas, hortaliças). De fato, para quem ama livros as duas coisas são essenciais.

Livaria do Mercado Biologico

Outra livraria que não deve passar despercebida é a Livraria de Santiago, localizada dentro de uma antiga igreja, já ao final do percurso e próximo da entrada do Castelo.

Livraria de Santiago

Muralha de Óbidos

A muralha é um dos grandes atrativos, pois está bem preservada, o acesso é gratuito, e permite ao visitante ver todo o povoado por um ângulo diferente. Mas cuidado, em algumas partes a altura chega a 12 metros e costuma não ter proteção em um dos lados, e prepare-se para os degraus.

Onde se hospedar em Óbidos

O Castelo de Óbidos só pode ser conhecido por aqueles que ficam hospedados no hotel localizado dentro dele, isto é, a POUSADA CASTELO DE ÓBIDOS, hotel que pertence ao grupo Pestana Hotel & Resorts. Um hotel 4 estrelas que permite a seus hóspedes ter a experiência única de ficar em um hotel que é uma das sete maravilhas de Portugal. Penso que uma diária neste hotel, para pernoitar e conhecer a vila de noite, além do próprio hotel, deve ser uma experiência interessante.

Pousada Castelo de Óbidos – hospedagem dentro do castelo que é uma das sete maravilhas de Portugal

Eventos em Óbidos

Fique atento aos eventos para, se vier a coincidir com sua viagem, planejar a sua visita melhor.

  • Feira (mercado) medieval: acontece no verão – final de julho e começo de agosto.
  • Festival internacional do chocolate: final de março e começo de abril.
  • SIPO (Semana internacional de piano de Óbidos): primeira semana de agosto
  • FOLIO (Festival Literário Internacional de Óbidos): primeira quinzena de outubro

Planeje sua viagem aqui!

Reserve seu hotel no booking.

Reserve sua passagem no skyscanner.

Contrate um traslado no decolar.

Alugue um carro na rentcar.

Procurando guias de viagem? Dá um pulo na Amazon.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *