Viagem de carro pela Suíça – 6º dia – Berna

O nosso 6º e último dia de viagem pela Suíça chegou rápido. Dias intensos, e na terra onde se fabricam bons relógios, os ponteiros correram rápido. Berna, a capital de fato da Suíça, ficou por último, e tínhamos boas expectativas. Se Genebra, com ares cosmopolitas, pareceu-nos mais internacional que suíça, Berna, que possui uma identidade mais forte, conservou muito bem a arquitetura medieval na Altstadt (cidade velha).

Paramos o carro no estacionamento do Parkplatz Klösterlistutz, que fica de frente para o Bear Park e ao lado da belíssima ponte Nydeggbrücke. Não tem erro, é um ótimo ponto de partida para começar a conhecer a cidade.

Berna é atravessada pelo Rio Aar, e fica mais ao norte da Suíça. É uma cidade de características bem germanas, seja na língua (o alemão) ou na arquitetura. Possui origem bem antiga, e o lado medieval da cidade velha é particularmente o lado mais encantador desta urbe.

Berna é uma daquelas cidades únicas, que preservou muito bem um passado que hoje nos encanta pela harmonia de sua arquitetura

O parque dos ursos

Berna possui algumas atrações interessantes, sendo que o Bärengraben (parque de ursos pardos) é uma delas. O símbolo de Berna é o urso, sendo que bem no meio da cidade há um parque dedicado a eles, onde moram ursos de verdade. Porém, quando visitamos era outono, e não conseguimos ver nenhum urso, pois eles costumam ficar a maior parte do tempo em suas tocas. Acho que no verão é mais fácil vê-los passeando pelo lado de fora nos jardins.

Mas mesmo que você não consiga ver os ursos, vale andar pela área aberta do parque, tirar uma foto ao lado da escultura de Albert Einstein, o gênio da física que foi um ilustre morador de Berna. Foi ali que em 1905 Einstein formulou sua Teoria Geral da Relatividade. Ao lado temos uma cervejaria muito bem avaliada chamada Altes Tramdepot. Em seguida, desça pelo elevador inclinado e ande às margens do belo Rio Aar, vendo a cidade por uma perspectiva diferente.

O centro histórico

Andar pelo centro histórico é um passeio muito agradável, sobretudo indo pela rua principal, partindo da Gerechtigkeitsgasse em direção à Kramgasse, numa sequência interessante onde você poderá observar e fotografar as famosas 11 fontes de água, que estão dispostas ao centro da rua. Dos lados, o charme de uma sequência de prédios que formam um corredor de arcadas com diversas lojinhas. O final deste trajeto é coroado com o Zytglogge, a torre de relógio reconstruída em 1405.

O Show de luzes no Bundeshaus

Seguimos caminhando até o Bundesplatz Bern, a enorme praça (para os padrões suíços), em frente a qual fica o Bundeshaus, o Palácio Federal da Suíça , que é a casa do parlamento. Nosso objetivo, assim que a noite caísse, era assistir ao belo espetáculo gratuito de luzes, que são projetadas sobre a fachada do edifício, de luzes e animações. É realmente um show impressionante, cada ano com uma temática diferente e que reúne uma multidão para prestigiar o evento. O show costuma durar 30 minutos. Para saber mais sobre o espetáculo que acontece todos os anos clique AQUI. Se você for visitar Berna entre a última semana de outubro e as três primeiras semanas de novembro não deixe de assistir a este espetáculo gratuito e inesquecível, apesar do frio, rs.

E foi com este belo espetáculo de luzes que nos despedimos da Suíça. No dia seguinte pegamos cedo a estrada em retorno a Milão. Foram 6 dias de muitas andanças, atravessando cidades que, tão cheia de detalhes e encantos, bem poderiam ser comparadas a um fino relógio. A Suíça é uma terra de contrastes que encanta pelos picos, os lagos, as cidades que não tem pressa de crescer, a tranquilidade, o bom funcionamento, a tradição, o jeito discreto de se viver.

Foto tirada na fronteira da França com a Itália, bem na saída do Monte bianco, com uma neve de despedida.

Como Planejar Viagens

Como planejar uma viagem? Como estimar um orçamento? Como elaborar um roteiro? Neste livro, mostro como planejar desde o bate e volta para a praia até uma viagem para o exterior, de um modo simples e com exemplos práticos de orçamentos e de roteiros.

No final, você vai conseguir viajar melhor, em sintonia com seus interesses e sem gastar mais do que o necessário para isso. Adquira na Amazon neste link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *