Viagem de carro pela Suíça – 2º dia – Zurique

No segundo dia na Suíça, fomos conhecer Zurique, que fica a aproximadamente 1 hora de carro de Gersau. Um dos principais conglomerados financeiros e bancários do mundo, Zurique possui um centro antigo (Altstadt ) bastante charmoso e agradável. Fazia muito frio, mas neste dia o sol estava presente. Andamos ao longo da Bahnhofstrasse, por entre toda a elegância do comércio local. Nosso objetivo era chegar na importante praça – Spielplatz Lindenhof – que oferecia uma bela vista da cidade.

Mas antes, subimos pela Augustinergasse, uma importante rua medieval, com fachadas coloridas e belos edifícios. Várias bandeiras penduradas tornam esta parte da cidade especialmente bela e parte indispensável em seu roteiro por Zurique.

Os suíços, reconhecidos por serem um povo reservado, possuem cidades também de beleza discreta, monumentos não muito grandes (fontes modestas, por exemplo) e edifícios que não se destoam muito. A beleza, ao meu ver, pelos lugares que passamos, estava muito mais nos detalhes, na distinção e na proporção das coisas. Nada se sobressaia e tudo parecia no lugar apropriado. Decerto, não era como uma cidade planejada, mas havia uma organização pensada por séculos, acho, o que revelava uma Zurique muito interessante e que não estava preocupada em se mostrar.

A praça Lindenhof é bem peculiar. São várias árvores plantadas e… é isso. Bem simples, sua beleza está na vista que oferece no parapeito do lado leste, para o rio Limmat e o outro lado da cidade. Penso que uma cafeteria nesta praça seria um ótimo atrativo, mas me pergunto se isso não subjugaria a simplicidade do seu caráter medieval. Seja como for, após fotos, descemos pela pfalzgasse, e encontrando pelo caminho joalherias e lojas de decoração.

Na parte baixa da cidade, ao lado do rio, seguimos atravessando pela Rathaüsbrucke. Mas antes, é preciso dizer. Ao norte deste ponto, temos a estação de trem de Zurique, ponto a partir do qual muitos chegam a esta cidade. Ao lado, o Museu Nacional Suíço (Schweizerisches Nationalmuseum), que acredito valer a pena ver, se você dispor de mais tempo. Ali você encontrará muito da história e da arte e artesanato suíço. O prédio é belíssimo e está junto ao parque Platzspitz, que tem jardins geométricos e tudo ao lado do rio. No verão os suíços usam estas gramas para pegar um sol. É válido. Só não fui até lá porque o frio estava forte e queríamos conhecer melhor a outra banda de Zurique.

O atrativo do outro lado do rio é a Grossmünster, catedral românica do século XII. Trata-se de uma igreja protestante reformada e de beleza estonteante. Suas duas torres se destacam no skyline da cidade e esta é uma importante parte turística da cidade. Havia bastante movimento de pessoas e lojas de souvenires.

Zurique, ainda não disse, mas é a maior cidade da Suíça, embora eu facilmente erraria ao achar que fosse Genebra. Trata-se do coração financeiro deste país que é reconhecido por seus bancos, relógios e… chocolate. Mas, a dinâmica de Zurique, seu centrinho histórico, seu traçado não deixam entrever que se trata da maior cidade deste país. Certamente por isso me surpreendi tanto com esta cidade. Talvez, o segredo seja sempre manter a expectativa sob controle.

Já passava das 15h e nós queríamos passar o fim do dia em Gersau. Conhecemos, talvez, 1/3 das principais coisas de Zurique e, confesso, superficialmente. Viagens de carro com bate-volta tem isso, você vê muitas coisas, mas bem en passant. Sempre dá vontade de retornar, passar dias, sentar num café e ver os suíços caminharem, com sua discrição e pontualidade, suponho, impecáveis. Mas, voltaria no verão, em contraste ao fim do outono, ainda muito frio.

Como Planejar Viagens

Como planejar uma viagem? Como estimar um orçamento? Como elaborar um roteiro? Neste livro, mostro como planejar desde o bate e volta para a praia até uma viagem para o exterior, de um modo simples e com exemplos práticos de orçamentos e de roteiros.

No final, você vai conseguir viajar melhor, em sintonia com seus interesses e sem gastar mais do que o necessário para isso. Adquira na Amazon neste link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *