No nosso 5º dia de viagem de carro pela Suíça, já começando a conhecer as cidades às margens do Lago Léman, fomos visitar Genebra. Trata-se de uma das grandes cidades cosmopolitas da Suíça, sede de vários organismos internacionais, como, Unesco, Cruz Vermelha, OMC, OIT, entre outros, que lhe valem a alcunha de “capital da paz”, dado os muitos tratados que ali foram celebrados.
Devo confessar, no entanto, que Genebra foi, das cidades que visitei, a que menos me empolguei. É que, embora Genebra seja uma cidade muito bonita, com interessantes monumentos, parece-me ter pouco da Suíça e muito do mundo. É uma cidade estrangeira, cheia de diplomatas e burocratas dos grandes organismos internacionais, o que certamente eleva muito o padrão de vida do lugar, pois Genebra é a 5ª cidade mais cara do mundo. Mas, não me entenda mal, Genebra tem belezas incontestáveis, singulares até, e que valem a visita.
Uma das grandes belezas de Genebra é que está localizada às margens do Lago Léman. O lago dá vida ao lugar, jovialidade, certa leveza. Tanto que, em nossa visita, ficamos basicamente nesta parte da cidade. Há muitas outras coisas para se fazer, é claro, mas nas horas que tínhamos, foi o circuito que fizemos.
Uma das coisas mais belas e delicadas de Genebra é o L’horloge fleurie (Relógio de Flores) que existe desde 1955, localizado dentro do Jardim Inglês, às margens do lago. Sempre decorado com flores e cores diferentes ao longo do ano.
Ao lado de um monumento genuinamente suíço, temos outros belos monumentos, mais ostentosos e globais, belos também, que é o Jet d’Eau (Jato d’água), que é uma icônica fonte que lança um jato vertical de água a 140 metros de altura.
Ao lado do clássico Jet d’Eau, há um monumento moderno que gosto também, mas que fica em outra parte da cidade, que é a Broken Chair (Cadeira Quebrada), em frente ONU, que representa um acordo para a retirada de minas terrestres da África.
Para quem gosta de filosofia, na Ilê Rousseau, ligada pela pont des bergues, temos a estátua de Jean-Jacques Rousseau, filosofo nascido em Genebra, um dos grandes pensadores do iluminismo.
Sigam o Blog Todos os Caminhos nas redes:
Há muitas outras coisas para se fazer em Genebra, uma cidade internacional, mas que os ponteiros do nosso relógio não permitiam. Seguimos estrada para a próxima parada, certos de que voltar a este destino valeria a viagem.
Como Planejar Viagens
Como planejar uma viagem? Como estimar um orçamento? Como elaborar um roteiro? Neste livro, mostro como planejar desde o bate e volta para a praia até uma viagem para o exterior, de um modo simples e com exemplos práticos de orçamentos e de roteiros.
No final, você vai conseguir viajar melhor, em sintonia com seus interesses e sem gastar mais do que o necessário para isso. Adquira na Amazon neste link.