Quem sobe a Serra gaúcha encontra em Gramado & Canela (impossível não fazer a dobradinha) um destino de férias capaz de agradar a gregos e troianos. É sério! Se tem algo que não falta nestas duas cidades são atrações, e uma delas eu não poderia deixar de conhecer: visitar uma vinícola e fazer a degustação de seu vinho local.
O Brasil ainda tem muito a crescer em se tratando de cultivo, cultura e produção de vinhos feitos com uvas finas, aquelas, a saber, a que chamamos Merlot, Tannat, Malbec, Cabernet Sauvignon, e tantas outras milhares que existem. Mas, sempre é possível achar bons vinicultores em nosso país, de produção modesta, mas que buscam qualidade. Depois de visitá-la, acredito poder dizer que a Casa Ravanello representa muito bem o que estou a dizer.
Vinícola Ravanello
A Ravanello teve início em 2005 em uma propriedade adquirida em 1987. Um longo tempo de maturação para que Normélio Ravanello realizasse o sonho de produzir vinhos. A primeira colheita nesta terra aconteceu em 2010. Trata-se de uma vinícola pequena, familiar, mas que produz excelentes vinhos e usa avançado maquinário tecnológico e as melhores práticas no cultivo e preparo das uvas.
Como estávamos hospedados no Wyndham Gramado Termas Resort & Spa, conhecer a vinícola foi fácil, pois ficava bem ao lado da estradinha que dá acesso ao Hotel. Isto é, apenas 1,3 Km de distância. Do centro de Gramado até a vinícola são 6,5 Km. Toda a reserva foi feita por telefone (54) 99668-6400, mas teria sido bom se tivesse no site uma plataforma para reservas e pagamento. Como bem está no site:
Neste período de pandemia, nossa visitação está funcionando da seguinte forma:
– Somente mediante agendamento;
– Consulte disponibilidade de horários através do telefone: (54) 9.9668.6400;
– Máximo de 18 pessoas e mínimo de 2 pessoas por visita;
– Duração de 2h por visita;
– Degustação de 5 rótulos da Vinícola (acompanha água e uma porção de queijo);
– Não é permitida a participação/acompanhamento de menores de 18 anos;
– Valor de R$ 125,00/pessoa;
Atenção: as reservas são efetuadas somente mediante pagamento.
Tour e Degustação
O tour da vinícola Ravanello é bem explicativo. Eu já visitei algumas vinícolas e, mesmo assim, fiquei surpreso em aprender tantas coisas ao longo do trajeto. E cada vez que eu aprendo um pouco mais deste universo que é o mundo dos vinhos, fico admirado e encantado com o produto final. Quando enchemos uma taça de vinho há muito trabalho, muita dedicação e sonhos por trás daquele rubi translucido que vemos, se for um tinto, é claro.
Infelizmente, no dia da visita estava chovendo e não foi possível visitar as videiras. Por isso, todo o tour foi indoor, mas mesmo assim foi bem interessante. Passamos pelos grandes tanques de fermentação, pelas barricas de carvalho, o envasamento… ao final, o passeio termina no restaurante da vinícola, já preparado para a degustação.
A proposta de degustação da Ravanello é experimentar 5 vinhos da casa, sendo 1 espumante, 1 branco e 3 tintos. Basicamente, a ideia é que o visitante vá percebendo algumas nuances e o grau crescente de complexidade dos vinhos. Não é algo simples de avaliar, mas entre o primeiro tinto (terceira taça) e o último tinto (quinta taça) foi claramente possível perceber que o último é mais elaborado, taninos mais macios (a sensação de adstringência é menor) e os aromas estão mais presentes. Mas todo o processo é bem descontraído, porque o bacana é aprender curtindo, apreciando uma bebida tão bem elaborada.
Todos os caminhos levam a:
Vinícola Ravanello
Onde: Rod. RS-235 Km 28 S/N – Portico, Gramado.
Quando: aberto de segunda a sábado, das 9h30 às 12h e 13h30 às 17h15.
Quanto: 125 reais a degustação por pessoa