No caminho, depois que cruzamos os enormes túneis sob a cadeia de montanhas da região central da Suíça, a neve já era visível de ambos os lados da pista. Neve, às vezes, muito próxima, e bem na blue hour. Um cenário belo e único: estávamos na Suíça e a sensação de estar percorrendo aquelas estradas em meio às montanhas foi inesquecível.
Uma primeira dúvida que surgiu foi: fizemos certo em não alugar correntes para os pneus? Geralmente a recomendação é ter as correntes a partir da segunda quinzena de novembro, quando a neve costuma cair pesadamente em certas regiões. Mas, o tempo é sempre uma incógnita, e não queria descobrir isso da pior maneira.
Felizmente, todo o deslocamento transcorreu tranquilo e víamos neve apenas nas laterais da pista. Seguimos a regra e a regra funcionou.
Gersau e a vizinhança
Chegamos em Gersau já tarde. Uma escuridão as estradas naqueles quilômetros finais e cheias de curvas ao longo do lago de Lucerna. Foi um alívio encontrar aquele pequeno vilarejo que escolhemos como ponto de apoio para ‘explorar’ as cidades vizinhas. A ideia era todos os dias fazer deslocamentos curtos de 1 hora ou até 2 horas para conhecer as principais cidades vizinhas.
Gersau é uma comuna Suíça no cantão de Schwyz e possui apenas 1951 habitantes. É menos do que o condomínio onde moro e tem uma infraestrutura muito boa para um pequeno vilarejo. Dizer que é um lugar pacato é pouco, pois o lugar parecia ter sido congelado pelos ventos frios que descem das montanhas. Não obstante tão pequena, uma cidade linda à beira do lago de Lucerna, com sua igrejinha, alguns mercados, restaurantes e hotéis. O idioma oficial em Gersau é o Alemão.
O airbnb
O airbnb que escolhemos estava localizado no sótão de um edifício de 4 andares e tinha uma boa proximidade com a principal estrada de acesso a Gersau. Na parte de traz havia um estacionamento gratuito e que se ligava diretamente com a porta de acesso ao edifício. Todo o lugar, muito tranquilo, parecia se identificar bem com a jeito suíço de ser, mais discreto e reservado, pois a porta que dava acesso aos apartamentos era discretíssima também. Aqui chamaríamos de porta dos fundos, mas lá parecia ser a única opção de entrada. As janelas vermelhas davam um charme ao conjunto, assim como, o telhado com a chaminé ao centro.
A chave das duas portas (para entrar no edifício e para entrar no apartamento do sótão) havia sido deixada na caixa de correspondência do correio. Quanta segurança, não? Quando chegamos, por volta das 20h30, as chaves estavam lá à nossa espera.
O apartamento possuía uma ótima sala, com TV e amplo sofá. A mesa de Pebolim também foi uma ótima distração. Havia um quarto neste nível, e um outro quarto, de teto baixo, no ponto mais alto do telhado. Tudo estava bem limpo, organizado, e apenas era meio desconcertante o banheiro, pois era minúsculo.
Verifiquei que atualmente este airbnb está desativado, não sei se devido à Pandemia ou porque o proprietário não deseja mais alugar o espaço. Seja como for, foi uma ótima escolha este airbnb em nossa viagem pela Suíça.
Como Planejar Viagens
Como planejar uma viagem? Como estimar um orçamento? Como elaborar um roteiro? Neste livro, mostro como planejar desde o bate e volta para a praia até uma viagem para o exterior, de um modo simples e com exemplos práticos de orçamentos e de roteiros.
No final, você vai conseguir viajar melhor, em sintonia com seus interesses e sem gastar mais do que o necessário para isso. Adquira na Amazon neste link.